Início LOCAL TOMAR – Junta de Freguesia da União de Freguesias de Além...

TOMAR – Junta de Freguesia da União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira promoveu debate

Os engenheiros Diogo Ferreira Santos e Pedro Silva (CMT) a convite da Junta de Freguesia de Além da Ribeira e Pedreira estiveram na sede do rancho Folclórico os “Canteiros” da Pedreira no passado sábado dia 29 de Julho, juntamente com o autarca presidente da Junta – Alexandre Horta e da presidente da Câmara de Tomar – Anabela Freitas, para a convite da junta para uma sessão de esclarecimentos, relativamente aos benefícios fiscais e não fiscais para as reabilitações a serem efetuadas no âmbito da ARU da Pedreira.A apresentação do Eng. Diogo Santos, relativamente a alguns dos fundos comunitários, e a do Eng. Pedro Silva (CM Tomar), foram muito esclarecedoras.

Com sala com cerca de 40 presenças foram apresentados de forma resumida algumas medidas de financiamento para Área de Reabilitação Urbana. Um tema na ordem do dia, quando as aldeias rurais sofrem despovoamentos e cada vez há mais casas devolutas e em que há apoios para a RENOVAÇÃO DE ALDEIAS no âmbito do PRODER. O objectivo da operação foi explicado é a Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais locais (paisagístico e ambiental, incluindo ações de sensibilização), com apoios não reembolsáveis. Serão consideradas elegíveis as despesas relacionadas com as atividades a desenvolver, designadamente: elaboração do projeto; obras de recuperação e beneficiação do património paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento; sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agro turísticos; elaboração e divulgação de material documental relativo ao património alvo de intervenção; outro tipo de despesas associadas a investimentos imateriais. As condições de acesso são projetos de investimento até 200.000 € e superiores a 5.000 €.

Foram apresentados os níveis de apoio e de investimento máximos para as tipologias de operação prioritárias de financiamento pelo FEADER e em que as ajudas concedidas estarão conforme o Reg. (UE) 1407/2013 relativo aos auxílios de minimos.Hoje em dia a maioria das pessoas por vezes critica quando vê o vizinho apresentar um projecto e o vê aprovado e por não saber ou não se dar ao trabalho, não sabe, nem quer saber que há muito apoio e são consideradas elegíveis as despesas relacionadas com as atividades a desenvolver, designadamente: elaboração de projetos; remodelação / recuperação de construções; construções de pequena escala; aquisição de equipamentos; viaturas indispensáveis à boa execução do projeto; outro tipo de despesas associadas a investimentos intangíveis.Agradecemos vossa atenção os engenheiros apresentadores referiram estar disponíveis a qualquer tipo de esclarecimento e indicam o mail para obter informações : ruralproder@gmail.com. Esta foi uma seção esclarecedora e oxalá outras juntas rurais do concelho tenham esta iniciativa de trazer quem sabe e está por dentro às freguesias informar, pois se podemos dar outra vida e outro futuro aos meios rurais porque não se aproveita? António Freitas