TOMAR – Jornadas Templárias de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo...

TOMAR – Jornadas Templárias de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo serão a 3 e 4 de Novembro

As IV Jornadas Templárias de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo realizam-se já a 3 e 4 de novembro. Este evento vai reunir em Tomar mais de uma centena de especialistas em Saúde Mental para um alargado debate científico sobre os desafios futuros da Saúde Mental. O primeiro dia será dedicado a Workshops e o segundo a dia será dedicado a apresentações científicas e debates. Hoje damos-lhe conta das temáticas do terceiro e quarto Workshop:

𝐎 𝐭𝐞𝐫𝐜𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 – 𝐄𝐱𝐞𝐫𝐜𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐅𝐢́𝐬𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐑𝐞𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 – estará a cargo dos médicos internos de Medicina Física e de Reabilitação do CHMT, Claúdia Dinis e Pedro Maciel. Pretende-se demonstrar os benefícios do exercício físico, que para além de melhorar a condição física, proporciona incremento no bem-estar biopsicossocial. A evidência científica demonstra que o exercício regular é benéfico para a saúde mental. Potencia a melhoria no controlo do stress, ansiedade, depressão, demência e, também, na cessação tabágica. Apesar dos comprovados benefícios, ainda não foi atingida a sua total implementação no nosso dia-a-dia.

𝐎 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐨 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 – 𝐌𝐢𝐧𝐝𝐟𝐮𝐥𝐥𝐧𝐞𝐬𝐬 – será ministrado por José Pinto-Gouveia – médico psiquiatra e Professor Catedrático Jubilado e Bárbara Monteiro, Psicóloga Clínica e membro da Associação Portuguesa para o Mindfulness. Abordará a prática de Mindfulness – que é a prática de estar intencionalmente consciente do que está a acontecer na nossa vida, dentro e fora de nós, com aceitação e sem julgamento – e a sua utilização na psicoterapia e saúde mental. Pode aceder a mais informações, ao programa completo das Jornadas e ao link de inscrição através do site do CHMT.