TOMAR – Internacionalizar é a ‘palavra-chave’ para empresas mais sustentáveis. Sessão ofereceu ‘ferramentas’ e ‘dicas’ aos empresários

‘Internacionalizar a partir de Tomar’. Foi este o mote para a organização de um workshop no salão nobre da autarquia nabantina, evento com a organização da NERSANT, sendo que o objetivo passou pela abordagem a questões afetas à internacionalização das empresas «para ajudar os empresários da região a serem mais eficazes e a ganharem vantagens competitivas». Entre estratégias para potencializar negócios, assim como desafios e oportunidades ou ainda o papel do Município e a formação e inovação académica foram alguns dos temas em destaque.

A Hertz marcou presença na sessão de abertura, altura em que Rui Serrano, vice-presidente da NERSANT, apontou para a internacionalização como uma «necessidade estratégica» para as empresas que pretendem crescer «de forma sustentável». O dirigente disse que esta sessão teve como objetivo oferecer «ferramentas úteis» a todos os empresários. João Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, começou por destacar o papel da sua instituição perante a internacionalização e deu um exemplo bem concreto, desde logo a Universidade Europeia. Hugo Cristóvão, presidente da Câmara de Tomar, fechou a sessão de abertura e focou-se na criação de redes que possam permitir a partilha de conhecimento e de ferramentas que ajudem os empresários e as empresas. Assista ao vídeo editado pela nossa redação.