O Município de Tomar vai promover dia 10 de Março, no auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, o III Encontro Municipal de Proteção Civil. Em debate, entre as 9h30 e as 12h30, vão estar um conjunto de temas de grande importância: “Formação e informação ao cidadão para situações de risco de incêndio florestal”, pela ANPC – CDOS de Santarém; “Incêndios urbanos nos centros históricos”, pelo Laboratório de Investigação Aplicada em Riscos Naturais do IPT; “Segurança contra incêndios em edifícios”, pela ANPC – CDOS de Santarém que apresenta também a preleção “Comunicação do risco”.
Da parte da tarde, o encontro terá uma componente prática com a apresentação in loco do projeto piloto que está a ser desenvolvido na freguesia de Olalhas numa ação de sensibilização e medidas de proteção em incêndios florestais, a decorrer nas Aboboreiras. Este encontro insere-se no Mês da Proteção Civil, iniciativa que continua na quarta-feira seguinte, 14 de Março, também no auditório da Biblioteca, das 9h30 às 12h30, com uma sessão técnica sobre “Aspetos essenciais na abordagem e transporte de cadáveres até aos Serviços Médico-Legais”, por César Santos, coordenador do Gabinete Médico Legal e Forense do Médio Tejo, e “Identificação humana em cenários de exceção” por Carlos Farinha, diretor do Laboratório de Polícia Científica da PJ.
No sábado, 17 de Março, pelas 15 horas, decorrerá na Choromela uma ação de sensibilização sobre medidas de proteção em incêndios no interface urbano florestal. Finalmente, o dia 22 de Março, quinta-feira, será dedicado à segurança rodoviária, com sessões a partir das 10h30 no Auditório da Escola Secundária Santa Maria do Olival e às 14h30 no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, com a presença de representantes da PSP e da GNR.