A Igreja da Misericórdia em Tomar vai ser palco para a realização do recital “Se o mundo fosse uma guitarra” com Yuri Marchese. O recital vai apresentar obras para guitarra clássica de compositores de diferentes regiões do mundo, realizando uma viagem por algumas das terras onde a guitarra obteve popularidade entre seus povos. As obras aqui apresentadas refletem tradições locais e influências que compositores distantes tiveram de outras culturas.
As duas primeiras peças deste recital, Mazurka-Choro de Heitor Villa-Lobos e Valsa Op. 8 N.º 3 de Barrios, são exemplos de como tradições europeias se fundem com o sentido sul-americano de se compor para guitarra. A Sonatina Meridional do mexicano Manuel Ponce é uma peça composta a partir de um tema espanhol e retrata uma tradição composicional do início do século XX, quando muito do que era composto em homenagem a Andrés Segóvia carregava a tradição espanhola deixada por compositores como Tárrega e Albeniz, apresentados na sequência. A Sonata de Leo Brouwer apresenta ritmos comuns ao período barroco a partir de uma abordagem vanguardista. Yocoh retorna às tradições populares realizando um tema com variações a partir de Sakura, uma melodia tradicional de sua terra natal, o Japão. Aygiz é uma melodia popular anatoliana-turca, cuja letra se baseia na história de um homem esperando pelo retorno de sua amada. Por fim, duas peças que transmitem ideias de tradições longínquas, Uma Noite em Haifa, em que Dilermando Reis recria um ambiente festivo em Israel, e Tango en Skaï que, apesar de ser, de facto, um tango, Dyens a denomina como uma peça “fake”, meramente baseada no género argentino.
Yuri Marchese é um guitarrista brasileiro de Londrina, Paraná. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (2016) e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (2010) onde estudou guitarra com Inácio Rabaioli e Natanael Fonseca. Recebeu diversos prêmios como solista, destacando o 1º lugar no concurso Jovens Músicos – Música no Museu (RJ, 2017), 1º lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Leiria (2017), 1º lugar no concurso FITO (SP, 2012), 2º lugar no Concurso Villa-Lobos (Vitória, Brasil, 2013), entre outros. Já realizou diversas digressões, participando de festivais e séries internacionais de concerto em países como Portugal, Espanha, República Tcheca e Brasil. Atualmente cursa o mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa e trabalha como professor de guitarra e música de conjunto na International Sharing School (Oeiras).