Início LOCAL TOMAR – Hospital Nossa Senhora da Graça. Caso Clínico do Serviço de...

TOMAR – Hospital Nossa Senhora da Graça. Caso Clínico do Serviço de Psiquiatria ganha primeiro prémio do Janssen Neuroscience

Um caso clínico complexo, internado no Serviço de Psiquiatria do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo – foi o ponto de partida do trabalho de investigação realizado por quatro médicos Psiquiatras do CHMT que venceu o primeiro prémio do Janssen Neuroscience RWE Award 2022, na categoria “Casos Clínicos”. “Anorexia nervosa? Psicose inaugural em Miastenia Gravis e Encefalopatia de Hashimoto: um caso clínico numa Enfermaria de Psiquiatria” é o título desta investigação científica da autoria dos médicos Psiquiatras do CHMT Francisco Martins Costa, Vitória Silva de Melo, Ana Rita Carvalho, Humberto Figueiredo e Luísa Paiva Delgado, que foi distinguido no VII Fórum Neurociências.

«O caso clínico envolveu o empenho e a excelência médica dos profissionais do Serviço de Psiquiatria do CHMT, e uma abordagem multidisciplinar que envolveu Médicos Intensivistas e especialistas de Medicina Interna. Nesta investigação científica relata-se a evolução deste caso clínico de grande complexidade, que envolveu um diagnóstico diferencial e a exclusão de doença médica em situações que sugeriam tratar-se de doença mental. O diagnóstico diferencial levou a uma radical diferença da abordagem e prestação de cuidados de saúde. O empenho dos profissionais do CHMT para encontrar respostas permitiu reverter o agravamento acentuado do estado de saúde deste caso clínico, que chegou a ser crítico», refere o Centro Hospitalar em nota de imprensa enviada para a nossa redação. «Este trabalho, vem, por um lado, reforçar a importância do diagnóstico diferencial entre a perturbação do comportamento alimentar e a patologia neurológica, nomeadamente nas suas formas mais atípicas e sublinha, também, a importância do trabalho multidisciplinar e da cooperação entre as várias especialidades médicas que estiveram envolvidas na abordagem deste doente admitido no Serviço de Psiquiatria», reforça o mesmo texto.

Instituído pela farmacêutica Janssen, este prémio tem por objetivo galardoar trabalhos científicos em contexto real de Psiquiatria, na área das Psicoses e da Esquizofrenia, com a finalidade de promover a investigação nestes domínios. O estudo dos profissionais do CHMT agora premiado foi avaliado pela Professora Doutora Maria João Heitor (Presidente da Comissão de Avaliação), pelo Professor Doutor António Macedo e pelo Professor Doutor João Bessa.