TOMAR – Hospital do Dia de Oncologia proporciona um dia especial aos...

TOMAR – Hospital do Dia de Oncologia proporciona um dia especial aos seus doentes e profissionais

“Hoje não há doença para ninguém! Vamos divertir-nos, apreciar a companhia uns dos outros e conhecer melhor os nossos monumentos.” O mote foi dado pela equipa do Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Partilhar um dia especial, em época natalícia. Proporcionar momentos descontraídos e convivências que vão para além da doença.

Uma iniciativa que traduz uma nova dinâmica e que surge na sequência do reforço da Oncologia promovido pelo atual conselho de administração, que concretizou a contratação de uma médica, vinda da Fundação Champalimaud e que, a tempo inteiro, coordena o Hospital de Dia de Oncologia, instalado em Tomar e Torres Novas. “O objetivo é partilharmos momentos fora do ambiente hospitalar e convivermos, profissionais de saúde e doentes, para nos conhecermos melhor. Somos uma grande família e esta é a forma de celebrarmos esta época natalícia com aqueles de quem cuidamos,” afirmou Cristina Pissarro, coordenadora do Hospital de Dia de Oncologia.

Mais de cinquenta doentes do Hospital de Dia de Oncologia e familiares aceitaram o convite e passaram uma tarde diferente. O transporte pelas ruas da cidade de Tomar foi efetuado no comboio turístico e na visita ao Castelo de Tomar e Convento de Cristo até a “princesa” permitiu a entrada na ala mais privada.

“É muito simpática esta iniciativa. É um momento diferente e especial. É importante para nós este contato em ambiente descontraído e em que podemos conhecermos melhor quem nos ajuda na batalha contra o cancro. Estamos todos os dias a lutar contra o cancro, mas vivemos e queremos vencer e hoje a doença fica para trás”, disse uma das doentes, que já por três vezes enfrenta esta luta e que garante que “desta vez a força é maior para ultrapassar e vencer o cancro”.