Tal como a Hertz adiantou em ‘primeira-mão’, Tomar prepara-se para receber 20 refugiados da guerra na Ucrânia, essencialmente crianças e mulheres. Este ‘número’ deverá aumentar no decurso dos próximos dias até porque estão já garantidos 50 postos de trabalho para quem chegar ao território nabantino. Estes indicadores foram avançados à Hertz por Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, num primeiro apelo público da autarca para que a comunidade nabantina, em especial proprietários de habitações, possam ceder imóveis que tenham disponíveis para acolher as referidas mulheres e crianças:
Entretanto, também tal como a Hertz já tinha adiantado, a Câmara mostrou-se disponível para ceder o autocarro municipal no processo de recolha de refugiados, neste caso com eventuais viagens até à Polónia ou à Roménia. Anabela Freitas disse que o Município está a aguardar instruções nesse sentido, referindo que ainda não se sabe quando irão chegar a Tomar os cidadãos ucranianos:
Como referido, estão garantidos, nesta altura, 50 postos de trabalho para os refugiados que cheguem ao concelho, vagas essas que são disponibilizadas por empresas tomarenses, como Anabela Freitas fez questão de referir: