TOMAR – Governo confirma mais apoios para a educação. Gualdim Pais entre...

TOMAR – Governo confirma mais apoios para a educação. Gualdim Pais entre as escolas com requalificação prioritária… e Câmara quer colocar a ESSMO no mesmo grupo

O Governo fechou um acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses que irá permitir às Câmaras dispor de mais e melhores incentivos para as áreas da educação e da saúde, no caso tendo por base a descentralização de competências. São boas notícias, das quais Tomar não fica de fora, precisamente pelo reforço de verbas para a manutenção dos edifícios escolares ou para a respetiva requalificação, sem esquecer o aumento da comparticipação para as refeições. No caso da manutenção, por exemplo, este acordo irá permitir um valor na ordem dos 37 mil euros por ano, para cada escola, sendo que as refeições escolares, por sua vez, irão situar-se num preço em redor dos 2,75 euros. Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, contatada pela Hertz, já reagiu a um acordo que classificou como «histórico», com maior ênfase para a questão das refeições:

Entretanto, em conferência de imprensa, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, deu conta de que há uma lista com 451 escolas com necessidade de intervenção prioritária. Neste particular, no que a Tomar diz respeito, a Gualdim Pais será uma das abrangidas… e a Câmara também quer colocar a Secundária Santa Maria do Olival nesse mesmo grupo, confessou-nos Anabela Freitas: