TOMAR – “Fugas de informação” motivou troca de argumentos entre Anabela Freitas...

TOMAR – “Fugas de informação” motivou troca de argumentos entre Anabela Freitas e Pedro Marques

CmkMCxAnabela Freitas e Pedro Marques tiveram uma discussão, na recente reunião do executivo, a propósito de assuntos que são conhecidos na “praça pública” antes de serem direccionados para os eleitos locais. A queixa foi feita pelo vereador dos Independentes, a propósito da recente Ordem de Trabalhos e do ponto que referia quais são os distinguidos com a Medalha de Ouro da Cidade no próximo 1 de Março. Pedro Marques não gostou de ter acesso à informação por outros meios e apontou o dedo ao Gabinete da Presidência. A resposta da presidente de Câmara não se fez esperar.

Anabela Freitas, sem referir nomes, considerou como mais grave o facto de documentos internos da autarquia serem expostos em blogues:

Pedro Marques – O mais grave é que isto já se sabia antes de sair a Ordem de Trabalhos. O problema é esse. Não me queria exaltar com isto mas a verdade é que o seu Gabinete não pode ultrapassar o executivo. Se nós não conhecemos a Ordem de Trabalhos antes de chegar até nós então mais ninguém a pode divulgar. Ou então estão a faltar ao executivo e à própria senhora presidente. Espero que isso não aconteça, com toda a franqueza. O problema todo é este.

Anabela Freitas – Mas senhor vereador, desde o momento em que é feita a informação no sistema informático, então qualquer pessoa tem acesso a ela. Qualquer pessoa dentro da Câmara tem acesso a ela. Mais grave, acho eu, é documentos internos da Câmara estarem lá fora… e sabemos perfeitamente onde é que eles têm estado a sair. Aparecem escarrapachados lá fora em blogues e em Facebooks… Isso é que é mais grave.

PM – Aquilo que a senhora disse ainda é mais grave… Qualquer trabalhador e funcionário desta Câmara tem acesso, e bem, mas quem está no executivo não tem. Mais: a partir do momento em que acaba uma reunião de Câmara, deixamos de ter acesso aos assuntos que foram tratados.

AF – Se os senhores quiserem ter acesso é uma questão de dizerem que nós damos acesso na área informática. Desde o momento em que é emitida a Ordem de Trabalhos a mesma segue para a informática que deve disponibilizar… Se isso não está a acontecer então têm que me reportar a situação para ver o que se passa junto da informática.

Siga-nos no Facebook