Realizou-se mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social de Tomar. Entre os assuntos agendados para esta reunião encontravam-se a emissão de pareceres, a pedido do Centro de Assistência Social de Tomar, para a ampliação da estrutura residencial para pessoas idosas e da Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro, para a requalificação da estrutura residencial para pessoas idosas, obtendo ambos aprovação por unanimidade; apreciação e votação do plano de ação da rede social para o biénio 2016-2017; apresentação do Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social; apresentação do projeto Tomar voluntário e apresentação da Comissão Social de Freguesia de S. Pedro de Tomar.
O presidente da Rede Social, Hugo Cristóvão, apresentou aos parceiros o plano de ação da Rede Social para o biénio 2016/2017, alegando que o mesmo vem dar consistência ao Plano de Desenvolvimento Social, sendo extremamente importante que todos os parceiros se envolvam e participem nas ações propostas, as quais se pretende que venham a contribuir para que Tomar seja um concelho sustentável e corresponsável. Através de videoconferência, Roque Amaro apresentou os objetivos e a estratégia que se pretende atingir com a elaboração de um plano de desenvolvimento social integrado, projeto que está a ser desenvolvido no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Foi apresentado o projeto Tomar Voluntário por parte do município, tendo sido referida a necessidade das entidades se envolverem na preparação de projetos de voluntariado e de promoverem a sensibilização da inscrição de voluntários. A reunião terminou com a apresentação da Comissão Social de Freguesia de S. Pedro de Tomar, por parte da Presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Ferromau Fernandes, tendo sido explicada a forma como foi desenvolvido o processo desde o convite e o envolvimento dos parceiros até à definição de um plano de ação.
O Vereador Hugo Cristóvão agradeceu a presença de todos e referiu que será extremamente importante a mobilização e o envolvimento de todos os parceiros sociais na resolução dos problemas sociais que vão sendo diagnosticados no concelho e apelou um vez mais à mobilização para a constituição das comissões sociais de freguesia.
A Presidente da Junta de Freguesia agradeceu às Instituições parceiras (Paróquia de São Pedro de Tomar, Associação de Pais da Freguesia de São Pedro, Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro de Tomar), aos funcionários da Junta de Freguesia e às pessoas voluntárias que ajudaram na preparação da logística para receber esta primeira reunião descentralizada.