A 6ª edição do Festival Por Estas Bandas chega a Cem Soldos a 22 e 23 Abril, num duelo entre duas das regiões mais criativas do país. Cem Soldos assume-se como ponto de encontro e palco privilegiado para a produção musical independente portuguesa e, a par das edições anteriores do Festival, cria um duelo: num dos lados do ‘ringue’ estarão bandas da região do Barreiro; e do outro lado, do Médio Tejo.
A abrir as hostes, ao final da tarde de sábado (22 Abril), os Just Under jogam em casa, num showcase intimista, com apresentação de novos temas como “OCO”. Mais tarde, a abrir o duelo entre as duas regiões, “Os Polegar” sobem ao palco Médio Tejo às 22 horas. Volvidos 45 minutos, entram em cena os “The Act-Ups”, no palco Barreiro. A luta continua acesa pela noite dentro com “FEL”, no palco Médio Tejo, às 23h30. A resposta do palco Barreiro não se faz tardar e às 00h15, os “The Dirty Coal Train” irão dar tudo por tudo para ficar por cima do duelo. Mas, os “KWANTTA” não vão deixar o palco Médio Tejo esmorecer e vão com tudo para cima de palco, à 1h15. No final, e para terminar o duelo da melhor maneira, a noite será animada com uns belos pés de dança por parte do Dj set “PartyFiesta”.
O Domingo está reservado para o último apontamento musical desta edição do Por Estas Bandas. Os LODO fecham o Festival com um showcase de improviso, em jeito de ensaio aberto ao público. Mais uma banda com escola na Aldeia Cultura, que conta com um currículo impressionante. O Por Estas Bandas volta a reforçar a lógica de promoção de jovens bandas emergentes, criadoras de música independente. Este festival demarca-se do BONS SONS pela sua singularidade e simplicidade que o torna tão importante para a aldeia como para a região. Para além dos concertos, Por Estas Bandas vão existir momentos de conversa com músicos, jornalistas e agentes musicais, para além de workshops técnicos com individualidades bem reconhecidos no panorama musical português.