A Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, sede do Agrupamento de Escolas Templários, inaugura no próximo dia 27 de outubro pelas 18h00, a exposição A3 ao Quadrado de Coias Ferreira, Domingos Silva e Gabriel Lagarto integrada no Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes. A Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro tem como objetivo central a transformação do espaço escolar, com a inserção de obras a fruir. A Escola assume-se como polo cultural que promove e divulga projetos na área das artes plásticas com o objetivo de promover comportamentos adequados à fruição, desenvolver espírito crítico, atitude estética, curiosidade, imaginação e criatividade. Coias Ferreira nasceu em 1966 em Estremoz. Viveu em Palmela até 1988. Professor licenciado em Educação Visual na ESE de Leiria, pós-graduado em Comunicação Visual e Expressão Visual na Universidade de Braga, exerce a atividade docente na região de Leiria/Santarém. Domingos Silva é oriundo de uma aldeia do Concelho de Proença-a-Nova, tendo nascido no ano de 1957, em Castelo Branco. Radicou-se no concelho de Tomar, onde concluiu os estudos do nível secundário. Inicia a sua carreira docente em 1978 a lecionar a disciplina de Trabalhos Manuais, nas ilhas da Graciosa, Terceira e Faial. Regressa ao continente, onde continua a sua carreira, ficando no início dos anos 90 a lecionar na E.B.2,3 de Ourém. Em meados de 90, licencia-se na Universidade Aberta, na área do ensino da Educação Tecnológica. Em 2022, aposenta-se da carreira docente. Participou na Exposição A3, em Ourém de 2002, com as suas esculturas. Gabriel Lagarto nasceu em Viana do Alentejo no ano de 1970. Em Coimbra fez toda a formação académica. Professor do Ensino Básico da área das Expressões/Artes Visuais, exerce a sua atividade docente há 30 anos. Na vertente artística participou em vários eventos. “A3 ao Quadrado” é nome desta exposição coletiva em que Coias Ferreira traz despojos gráficos na memória de alguém, Domingos Silva escultura e Gabriel Lagarto desenhos musicais.