Notícia Rádio Hertz: O caso diz respeito a 2011 mas só há poucos meses é que foi “desmontado”. O Tribunal do Trabalho de Tomar doou ao Centro de Integração e Reabilitação um conjunto de material – entre cadeiras, secretárias, candeeiros, entre outros, num total de 78 peças – que nunca chegou ao destino. A indicação foi transmitida à Hertz sob forma de denúncia e, na verdade, por aquilo que a nossa redacção apurou, alguém ficou com o donativo que era destinado ao CIRE, possivelmente para venda posterior. O transporte dos artigos foi feito por uma carrinha e haverá registo para documentos assinados por membros da direcção de 2011 que podem comprovar a doação, o levantamento dos artigos e, precisamente, esse mesmo transporte. Só que cinco anos volvidos… nada mais se soube sobre o paradeiro das ofertas do Tribunal do Trabalho, sendo que uma pequena parte do material terá sido encontrada num armazém situado na Quinta do Falcão.
Entretanto, no início de 2016, esta situação foi reportada à actual direcção do CIRE que, como é óbvio, nem sequer sabia que tinha havido registo para essa doação. Fernanda Marçal, presidente do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, contactada pela Hertz, não hesitou em prestar esclarecimentos sobre este lamentável processo, garantido que, após essa denúncia, tudo foi feito no sentido de apurar qual o destino da doação só que a procura… deu em nada, pois, como referido, já alguém se desfez da esmagadora maioria dos artigos. A dirigente diz que «há responsabilidades a imputar á direcção do CIRE de 2011 e confirmou à Hertz que há documentos assinados. Questionada sobre se será apresentada queixa às autoridades, Fernanda Marçal refere que, nesta altura, todos os cenários estão em aberto.
Refira-se que a Hertz tentou obter explicações de António Cruz, presidente do CIRE em 2011, mas o contacto tem sido infrutífero, pelo menos até agora. Informação completa em 98 e 92 fm