Início LOCAL TOMAR – Escola Gualdim Pais rebate acusação de «Os Verdes» e garante...

TOMAR – Escola Gualdim Pais rebate acusação de «Os Verdes» e garante total segurança aos alunos (c/vídeo)


A intervenção do Partido Ecologista “Os Verdes” em torno da presença de amianto na Escola Básica Gualdim Pais, de Tomar, apanhou de surpresa os responsáveis do agrupamento e ainda a própria Câmara Municipal. Recorde-se que a Hertz teve acesso ao documento que os ecologistas apresentaram na Assembleia da República, através da qual questionam o Ministério da Educação sobre o que irá ser feito em torno do amianto que está no recinto daquele estabelecimento, sublinhando o «avançado estado de degradação» das estruturas. Carlos Ribeiro, director do Agrupamento de Escolas Templários, de onde faz parte a EB 2,3 Gualdim Pais, em entrevista concedida à Hertz, manifestou a sua «estranheza» face a esta intervenção de «Os Verdes», assegurando mesmo que não teve conhecimento de qualquer contacto que o Partido tenha feito com algum elemento da comunidade escolar com o propósito de perceber qual a realidade da escola. Assista à entrevista, na íntegra, através do filme editado pela nossa redacção.
A Hertz falou, também, com o deputado socialista na Assembleia da República, Hugo Costa, sobre esta iniciativa de «Os Verdes», recordando que, já em campanha eleitoral, os socialistas estiveram na escola Gualdim Pais para avaliar o problema e para chamar a atenção para o caso:

Recorde-se que em Portugal foi proibida a utilização e comercialização de amianto e produtos que o contenham desde de 1 de Janeiro de 2005. Ainda assim, apesar dessa determinação legal, a situação da Escola Gualdim Pais nunca foi alvo de uma solução. Para o deputado Hugo Costa este será sempre um processo demorado e com custos elevados:

A Hertz falou, ainda, com o vereador responsável pelo pelouro da Educação na Câmara de Tomar. O também vice-presidente Hugo Cristóvão lembra que este é um estabelecimento escolar que é da responsabilidade do Ministério da Educação mas, referindo, ao mesmo tempo, que a autarquia tem colocado a necessidade de se avançar para obras:

Quanto à possibilidade de se verificar o encerramento da Escola Gualdim Pais, Hugo Cristóvão refere que, da parte do município, essa opção não se coloca: