O Agrupamento de Escolas Templários, nomeadamente a Escola Gualdim Pais, foi escolhida entre outras sete escolas do País para levar a efeito o Projeto Clube Cadetes do Exército. O protocolo relativo ao projeto denomina-se: “A minha Escola adopta o património da Memória em Tomar” e tem como Coordenador João Patrício.
Os Cadetes, apoiados pelo Exército nas Escolas, são um movimento mundial de jovens que aprendem a ter orgulho na história dos países a que pertencem, por isso valorizam as causas e os sucessos da sua Pátria. Assim, os “Cadetes do Exército” empenham-se em ganhar espírito Patriótico e Humanista e em divulgar e promover nas suas comunidades a Segurança e Defesa de Portugal, o dever de memória para com aqueles que construíram Portugal antes de nós, bem como as carreiras e oportunidades que as Forças Armadas proporcionam aos seus cidadãos.
Os alunos do referido projeto estiveram, no passado sábado, em Mafra, no encontro Anual dos Clubes dos Cadetes. Foram acompanhados pelas famílias, pelos representantes do Regimento de Infantaria 15, pelo diretor do Agrupamento, pela Professora Assessora da Direção, pela Coordenadora do Estabelecimento Gualdim Pais, pelo Mestre João Maia (Espada Lusitana) e pelo professor Coordenador do Clube. A receção foi feita pelo Coordenador Nacional dos Clubes do Exército, Comandante Belém Ribeiro, pelo novo chefe do Estado Maior do Exército, General Rovisco Duarte, que assistiu à ” Apresentação” feita pelos alunos e pelo Mestre João Maia, tendo não só cumprimentado o Diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Carlos Ribeiro, como felicitado pela adesão ao projeto.