Início LOCAL TOMAR – Escola de Cem Soldos pede auxílio para criar estúdio de...

TOMAR – Escola de Cem Soldos pede auxílio para criar estúdio de vídeo. Recolha de donativos decorre até esta sexta-feira

Falta muito pouco para a Escola de Cem Soldos conseguir alcançar o objetivo de criar um estúdio de vídeo para os seus alunos: faltam apenas dois dias e apenas 7% para chegar ao montante necessário deste projeto da Escola Aldeia. A campanha de crowdfunding decorre até sexta, 5 abril, e pretende angariar um total de 5.000€, para a criação de um estúdio de vídeo, nomeadamente equipamento de vídeo e material informático, por forma a que as crianças possam usar as tecnologias com intuito pedagógico, colocando-as no papel de criadores, realizadores e atores, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais como a comunicação, a criatividade, a autoestima, a expressão, para além de conhecimentos nas áreas tecnológicas, fundamentais nos dias que correm. É muito importante alcançar o objetivo e chegar aos 5.000€ e já foram conseguidos 93%. Caso contrário, a campanha fica sem efeito e os donativos dados até ao momento são devolvidos. Para ajudar, basta aceder ao site da campanha e contribuir com o montante desejado: https://bonssons.us10.list-manage.com/track/click?u=9e820465905c39e3b3a36b61d&id=2562ab6426&e=5fa92237a8.

Esta é uma iniciativa dos parceiros que compõem o projeto Escola Aldeia – o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Sport Club Operário de Cem Soldos e Associação de Pais e Encarregados Educação de Cem Soldos – e que apelam agora ao envolvimento e contributo de familiares, amigos, instituições e restante comunidade, para a criação deste estúdio de vídeo que torne estas crianças mais confiantes, mais capazes e felizes. Cem Soldos é uma aldeia do centro de Portugal, conhecida pela sua força cultural e social, fruto de uma comunidade interessada, unida e participativa. Um legado relacional tem sido passado de geração em geração, através de diversos projetos e atividades que têm criado uma dinâmica muito própria nesta aldeia. Nos últimos anos as escolas de Cem Soldos têm sido também pró-ativas nesta demanda e, por se acreditar que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, toda a comunidade e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria têm colaborado na criação de uma nova visão educativa, que cruza a aprendizagem escolar com os conhecimentos dos habitantes de Cem Soldos, dando forma ao projeto Escola Aldeia. Escola Aldeia é o projeto educativo em implementação na aldeia de Cem Soldos (Tomar), que envolve ativamente as crianças dos três núcleos educativos: Escola Básica 1º ciclo, o Jardim Infância e o Sótão-ATL de Cem Soldos. Um projeto distinguido com o prémio “Escola Amiga da Criança” – iniciativa da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e da LeYa Educação – , na categoria de Envolvimento da Família e Comunidade Educativa, pelo envolvimento assinalável da comunidade de Cem Soldos, e na categoria de Projetos Extracurriculares, pelo impacto na promoção da saúde mental e no desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, através do sociodrama, no projeto “Laços e Nós”.