Início ECONOMIA TOMAR – Empresa ‘Inmunotek Portugal’ entre as 12 do Médio Tejo com...

TOMAR – Empresa ‘Inmunotek Portugal’ entre as 12 do Médio Tejo com grande crescimento no volume de negócios

A região Centro conta, pela segunda vez, com mais de uma centena de empresas Gazela. São 119 empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco. Das 119 empresas, 12 estão localizadas em seis municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Médio Tejo: quatro em Ourém, três em Torres Novas, duas em Alcanena e uma em Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar. De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo nono ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM Médio Tejo:

– O número de empresas Gazela identificadas na CIM Médio Tejo aumentou (50%) face ao ano de 2019, passando de 8 para 12 empresas em 2020.
– Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo crescido as pessoas ao serviço cerca de sete vezes, entre 2016 e 2019, passando de 103 trabalhadores para 720 trabalhadores na CIM Médio Tejo. Estas 12 empresas gazela empregam, em média, cerca de 60 trabalhadores, em 2019, o valor médio mais elevado entre as várias CIM da Região Centro.
– Também o volume de negócios destas 12 empresas cresceu muito intensamente (dez vezes entre 2016 e 2019), pois faturaram 4 milhões de euros em 2016 e 43 milhões de euros em 2019.
– 11 das 12 empresas são de pequena dimensão e apenas uma é de média dimensão.
– Cerca de 67% das 12 empresas desenvolve as suas atividades no setor do comércio (3), na indústria transformadora (3) e na área da consultoria (2).
– Em termos de distribuição geográfica estão localizadas em seis dos 13 municípios do território da CIM Médio Tejo. Quatro das 12 empresas (33%) localizam-se no município de Ourém. As restantes oito estão localizadas nos municípios Torres Novas (3), Alcanena (2) e Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar (uma, em cada).