É oficial. Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, vai candidatar-se à presidência da Entidade do Turismo do Centro de Portugal e, se vencer, avança com a renúncia de mandato na autarquia nabantina. Em declarações prestadas à Hertz, a autarca confirma esta decisão. Refira-se que o sufrágio terá lugar a 26 de Julho, sendo que, nesta altura, Anabela Freitas tem uma lista adversária, liderada por Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira. Anabela Freitas justifica-se, então, com a incompatibilidade de funções para se decidir pela saída da autarquia de Tomar caso vença as eleições para a Turismo do Centro:
Anabela Freitas não deixou de abordar o programa com que ganhou as eleições Autárquicas em 2021 para assegurar que «quase todas as metas estão atingidas». Questionada sobre se foi uma decisão fácil, Anabela Freitas não escondeu alguma emoção:
A Hertz questionou, ainda, Anabela Freitas sobre se os seus eleitores têm, agora, razões para se sentirem ‘traídos’. A presidente da Câmara de Tomar disse que se candidatou «em equipa», a quem reconhece «todas as condições para cumprir o programa eleitoral»:
Ou seja, a concretizar-se a eleição de Anabela Freitas para a presidência da Turismo do Centro de Portugal, será Hugo Cristóvão, atual vice, a assumir o cargo, sendo que o Partido Socialista terá de ‘promover’ um dos nomes da lista que concorreu às Autárquicas, no caso de Rita Freitas. Segue-se José Pereira, recém-eleito como Provedor do Munícipe.