A equipa do BONS SONS reuniu-se para a Festa dos Festeiros no dia 17 de Setembro, na Aldeia de Cem Soldos. Por iniciativa da Associação Cultural SCOCS, juntaram-se mais de 200 colaboradores, entre habitantes de cem-soldos e outros voluntários para fazerem o balanço desta edição e celebrarem o evento memorável. Em sinal de reconhecimento foram ainda oferecidas 250 macieiras para serem distribuídas pelas famílias de cem-soldos, cortesia de um dos parceiros do BONS SONS.
BALANÇO DO FESTIVAL – A entrega de cada elemento da equipa foi sentida neste reencontro que acolheu cerca de 250 participantes para a partilha dos momentos especiais vividos entre 11 e 15 de Agosto em Cem Soldos. Apesar do forte envolvimento no BONS SONS, a maior parte da equipa prescinde dos concertos para se dedicar ao serviço aos visitantes e à logística que os dias exigem. A direcção que coordena as actividades há 10 anos, agradeceu a motivação de todos os que se envolveram. Houve palavras especiais para os cem-soldenses, que a cada edição aumentam a fasquia da qualidade. e também para os que vêm de fora e contribuem com o seu saber-fazer para o sucesso dos dias de festival. Os vídeos mostrados durante o encontro da equipa ilustraram o ambiente vivido durante os dias de BONS SONS para que todos pudessem ver o reflexo do seu trabalho na dimensão da alegria dos participantes. Os copos levantaram-se no salão da Associação Cultural SCOCS para um brinde de agradecimento colectivo e emocionado.
UMA MACIEIRA EM CADA QUINTAL – O evento que pretendeu reunir todos os que estiveram ligados à organização do BONS SONS, teve o apoio da Central de Cervejas, presente desde a primeira edição do BONS SONS. Como marco simbólico da parceria, foram oferecidas 250 macieiras, uma para cada casa de Cem Soldos. Através do seu produto Strongbow, a empresa aliou-se ao desafio da sustentabilidade ambiental do BONS SONS. Com a responsabilidade passada aos festivaleiros de entregarem as latas vazias para contentores próprios, em vez de serem abandonadas no recinto, esta iniciativa mede-se pelo seu sucesso. Rendeu um total de 250 contentores, cada um traduzido numa macieira oferecida. Estas árvores ilustram a própria ambição do projecto maior “Cem Soldos – Aldeia Cultura”. O tempo irá trazer novos frutos e, com eles, novas edições do BONS SONS. Mais uma vez a Aldeia, palco da música portuguesa, demonstrou que os sonhos são alcançáveis, mantendo o seu estatuto de caso-de-estudo no panorama das boas práticas associativas ao nível nacional.