TOMAR – Dupla de artistas André Banha e Orlando Franco cria novas...

TOMAR – Dupla de artistas André Banha e Orlando Franco cria novas leituras de espaço no Convento de Cristo

O Convento de Cristo, em Tomar, vai acolher entre os dias 17 de Outubro e 31 de Dezembro, a exposição “Caixa – considerações sobre o lugar”, da dupla de artistas André Banha e Orlando Franco, com curadoria de Catarina da Ponte. Esta mostra surge no âmbito do ciclo de exposições de Arte Contemporânea, co-produzidas pelo Projecto Travessa da Ermida, em Belém, e pelo Convento Cristo, em Tomar, que visa levar a Arte Contemporânea a este emblemático monumento da história de Portugal.
A exposição “Caixa- considerações sobre o lugar” apresenta um conjunto de obras, de produção individual (de cada artista), e outras pensadas enquanto dupla. Neste sentido, as propostas apresentadas, criam zonas de contaminação, formal e conceptual, sempre com um cuidado presente, o diálogo com a arquitectura, a história e a mística do lugar (convento).
Tendo em conta o arquétipo de construção geométrica, a caixa apresenta a intenção de reservar um espaço para um propósito específico. As paredes definem uma nova espacialidade, marcam a fronteira, inventam no exterior a possibilidade do interior.
Através da instalação, escultura, vídeo e fotografia os artistas encontram formas de promover questões em torno de conceitos como, tempo, luz, espaço e monumentalidade. Todos eles determinantes na experiência do lugar (convento).
André Banha e Orlando Franco iniciaram em 2014 uma colaboração que se tem traduzido em projectos de autoria dupla, nomeadamente em “Prémio Artemar Estoril 2014”, “CAD 3” – Estúdio Susana Anágua convida André Banha e Orlando Franco”, no Cascais Cidadela Art District; o “Observatório da espera, da luz e do tempo I”, na Trienal no Alentejo, com intervenção na Lagoa de Sto. André, em 2015 e “Observatório da espera, da luz e do tempo II”, na Trienal no Alentejo, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, também em 2015.
A mostra é de entrada gratuita e estará aberta ao público de 17 de Outubro a 31 de Dezembro, no Convento de Cristo, em Tomar, todos os dias das 9h00 às 18h30.