A necessidade continua a bater à porta de muitos cidadãos. Durante os últimos dias, chegaram à redacção da Hertz dois exemplos deste triste cenário, precisamente de duas senhoras residentes em Tomar, que dizem não ter recursos financeiros basicamente para sobreviver. Os dois casos estão identificados.
O primeiro exemplo diz respeito a uma cidadã residente na Choromela. Disse-nos que a casa onde vive tem «falta de condições de habitabilidade» uma vez que «chove na cozinha, na casa de banho e no quarto». Tem uma pensão de 200 euros para fazer face a uma renda de 150, pelo que, lamenta, está na iminência de «ir para a rua». Quanto à alimentação, garante-nos, já procurou por comida nos caixotes do lixo. Como senão bastasse tudo isto, a Hertz teve acesso a uma conta dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Tomar, precisamente no nome desta cidadã. Está em causa um valor de 497 euros. A cidadã garante que não tem condições para pagar e diz que em breve poderá ficar sem água…
Importa sublinhar que a Hertz, a propósito desta situação relativa aos SMAS, procurou um esclarecimento junto de Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar e responsável pela área social no Município. Ficou a garantia de que «não se corta a água a quem, comprovadamente, não tem condições para pagar», sendo que, têm sido feitas «dezenas de planos de apoio com pagamento adiado ou faseado a pensar nos carenciados». «As situações sociais são sempre tidas em consideração», assegurou-nos.
O outro caso diz respeito a outra senhora que diz não ter dinheiro para pagar a renda de casa, sendo que já tem mesmo quatro meses em atraso. Contava, até há pouco tempo, com a ajuda da filha mas o desemprego voltou a bater à porta desta família pelo que, agora, tem, apenas, um rendimento mensal de 150 euros proveniente de um trabalho enquanto cuidadora de uma idosa, verba que tem de chegar para despesas como a água, luz, gás e medicamentos para a hipertensão.
Quem se dispuser e tiver oportunidade de, por alguma forma, ajudar estas senhoras, pode chegar até elas através da Hertz, precisamente pelo número 249 323 120, pelo mail radiohertz@radiohertz.pt ou então pelo nosso Facebook.