O Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, celebrou o Dia Mundial da luta contra o Cancro com uma sessão dirigida a doente e familiares, que juntou na Unidade Hospitalar de Tomar mais de uma centena de participantes. Emoções à flor da pele, exemplos de coragem, de força de viver e desabafos de quem lida diariamente com a doença e quis partilhar as suas vivências e o seu testemunho foram o destaque de uma tarde de afetos.
Aberta a sessão, pelos representantes do Serviço de Oncologia e do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Filomena Graça, enfermeira responsável pelo Hospital de Dia de Oncologia, Cristina Pissarro, Diretora do Serviço de Oncologia, Nelson Paulino, Enfermeiro Diretor e Cristina Gonçalves, Diretora Clínica, a iniciativa seguiu com uma tertúlia moderada pela jornalista Célia Honorato e onde participaram Madalena Costa, psicóloga, cuja intervenção versou o contributo emocional no impacto da doença oncológica.
Matilde Sacavém, da delegação de Abrantes da Liga Portuguesa contra o cancro apresentou a associação e o “apoio da Comunidade”. A tertúlia finalizou com três testemunhos de quem já enfrentou e venceu a doença e também de quem ainda luta com coragem e enfrenta o desafio de viver o dia-a-dia com o cancro. Testemunhos na primeira pessoa que emocionaram os presentes, enriqueceram a experiência dos que partilham esta caminhada e que foram surpreendidos com a emissão de uma mensagem via vídeo do ator Ruy de Carvalho, gravada especialmente para esta sessão.
No final, mais uma surpresa. A atuação de Michel Roubaix que sapateou acompanhado pelo som do acordeão, e que proporcionou sorrisos ao transportar muitos dos presentes por memórias de outros tempos.
Uma tarde de celebração de uma luta muitas vezes desigual, mas onde a coragem e força de vontade estiveram sempre presentes e onde ficou bem patente a mensagem da Equipa do Hospital de Dia de Oncologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo: “O caminho pode ser longo, mas desistir não faz parte dos planos. Prevenir é essencial. Conte connosco!”