TOMAR – Dia Internacional da Mulher. Mulheres terão entrada gratuita no Convento...

TOMAR – Dia Internacional da Mulher. Mulheres terão entrada gratuita no Convento de Cristo e em todos os Museus, Monumentos e Palácios Nacionais

Neste 8 de março, terça-feira, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) concede entrada gratuita nos 25 Museus, Monumentos e Palácios sob sua tutela a todas as visitantes do género feminino (nacionais ou estrangeiras), associando-se deste modo à celebração do Dia Internacional da Mulher. Salienta-se que alguns destes equipamentos culturais apresentam programação alusiva à data, que pode ser consultada nos canais habituais (páginas eletrónicas e redes sociais). Nomeamos, a título de exemplo, as seguintes propostas:

– Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, Conversa sobre as Mulheres na Arqueologia;
– Museus Nacional da Música, “Música pelos Cotovelos” – 4 mulheres falam da sua música, com a participação de Ana Paula Russo (soprano), Cristina Aleixo (pianista), Luísa Amaro (guitarrista) e Raquel Reis (violoncelista).
– Museu Nacional Machado de Castro, visita orientada à coleção, em articulação com o Plano Nacional das Artes;
– Museu Nacional do Traje, visita guiada “As Mulheres do Palácio”, um percurso para descobrir como seriam as vidas das mulheres que viveram e trabalharam no Palácio Angeja-Palmela nos séculos XVIII e XIX, como se vestiam e o que faziam durante o dia.
– Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, tributo à primeira diretora mulher do então Museu Regional de Évora, Maria Alice Chicó – volvidos 20 anos após a sua morte, revisitar-se-á a sua vida inspiradora.
– Palácio Nacional de Mafra, concerto de música sacra em torno do universo feminino, no qual participam mulheres, cantoras e organistas;
– Convento de Cristo, uma visita especial animada, sob a temática “O Convento de Cristo no Feminino”.