À imagem do que vem acontecendo há alguns anos a esta parte, o Município de Tomar vai assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra na próxima terça-feira, dia 15 de março. Por vezes com eventos localizados, outras com iniciativas abertas à população, esta é uma data que não tem passado despercebida ao Município. Desta feita é assinalada com a realização de um debate aberto intitulado “Falando de defesa do consumidor”. A iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal, pelas 17 horas, numa parceria do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor e da Universidade Sénior de Tomar e terá como orador Virgílio Saraiva, técnico de informação e consumo.
Nos anos mais recentes tem havido um acréscimo exponencial na preocupação com os direitos do consumidor, na medida em que os cidadãos começaram a tomar consciência de que há um conjunto de medidas legais que os protegem nas relações de consumo. Concorre ainda para esse crescimento o facto da União Europeia ver na defesa dos direitos do consumidor, senão a única, pelo menos a principal mola impulsionadora do crescimento económico e a base de um verdadeiro mercado comum fiável através do aumento da confiança dos consumidores nos agentes económicos, factor lógico no fomento da ampliação das trocas comerciais, em última análise potenciadora das compras através das redes, a aposta mais recente da União.
Em Tomar, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, que se situa junto ao Balcão Único, no rés-do-chão dos Paços do Concelho, é o espaço indicado para quem queira esclarecer dúvidas ou resolver problemas relacionados com conflitos de consumo. Na sessão de terça-feira serão abordados alguns dos mais recorrentes e elucidadas as questões que os interessados venham a colocar.