TOMAR – Coronavírus. Turmas sem confinamento mesmo com casos confirmados. Há pais...

TOMAR – Coronavírus. Turmas sem confinamento mesmo com casos confirmados. Há pais que continuam de ‘pé atrás’ com esta mudança

Concluída a primeira semana após o regresso às aulas, não deixou de ser evidente o conjunto de dúvidas que se colocou a alguns pais/encarregados de educação perante as novas determinações colocadas em prática pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia em curso, em especial naquilo que agora se considera como ‘contato de alto risco’. Recorde-se que se um determinado aluno testar positivo à covid19 o resto da turma não entra em confinamento, ao contrário do que era a prática definida. Como em tudo, há quem concorde com esta maior abertura, tal como há quem considere que esta alteração aumenta os riscos de contágio. Questionada pela Hertz, Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar e ainda da Comissão Distrital da Proteção Civil, disse que estes primeiros dias não refletiram um aumento acentuado de novos casos, referindo-se às mudanças em causa como algo que «alivia a pressão junto da comunidade escolar»:

Anabela Freitas não deixou, ainda assim, de chamar a atenção para a comunicação das autoridades centrais, lamentando que, por vezes, «nem sempre seja clara», algo que tem originado «dúvidas e múltiplas interpretações»: