O Ginásio Clube de Tomar emitiu um comunicado na rede social Facebook onde confirma que a primeira pessoa infectada com o “coronavírus” pertence à direcção do clube. Importa, nesta fase, sossegar todos aqueles que trabalham no dia-a-dia deste emblema, em especial os pais e encarregados de educação que têm crianças a praticar desporto no Ginásio. As autoridades já sinalizaram quem tinham de sinalizar e, nesta altura, estão sete crianças em isolamento mas, sublinhe-se, sem qualquer sintoma. A Hertz já falou com Miguel Graça, presidente do Ginásio Clube de Tomar, que deixou uma mensagem de confiança… mas também de alerta porque todos os cuidados são poucos:
Eis o comunicado do Ginásio Clube de Tomar, assinado pelo presidente Miguel Graça: «Caros Pais e Ginastas, sabemos que vivemos momentos extraordinários, desconhecidos e assustadores. O Corona Virus Covid 19, está infelizmente espalhado pelo mundo inteiro, e conforme diariamente informado pela DGS, ainda estamos no inicio, sendo que vamos nos próximos dias ter amigos, familiares, conhecidos e nós próprios afetados pelo virus. Pior do que o vírus, é o medo, a ignorância a ganância e o pensar que só vai acontecer aos outros. Não, vai acontecer a quase todos nós. Como sabem hoje em Tomar tivemos o primeiro caso confirmado, mas certamente há muitos mais, mas que ainda não estão confirmados. Assim, como surgiram em Constância, Barquinha e em muitos outros sítios. Não vale a pena culpar ninguém, nenhuma situação, nem nenhuma entidade. Ninguém estava preparado, ninguém sabe bem o que fazer, todos estamos com medo. Nos últimos dias vimos estádios de futebol cheios, grandes festas na praia, na rua, muita gente a dizer disparates, fakenews a toda a hora. O Governo decidiu fechar as escolas na segunda feira, ontem, amanhã se calhar vai declarar o estado de emergência, apenas 3 dias de diferença. Apenas 3 dias… Então o que temos que fazer:
– seguir as recomendações das autoridades de saúde.
– ficar em casa
– lavar as mãos
– manter a distância.
Como já sabem, um elemento da nossa direção é o caso confirmado de Tomar. Estamos já em coordenação com a Delegada de Saúde. Já contactamos todos os elementos que devem ficar de quarentena por indicação da Delegada de Saúde. Se não foi contactado é porque não tem que fazer quarentena, mas isso não quer dizer que não fique em casa. Sei que alguns de vocês estão em pânico, com necessidade de culpar alguém e alguma coisa. É humano. Mas temos que ser fortes. Como sabem as crianças são muito pouco afetadas, os adultos também, se não tiverem já doenças crónicas. Evitem o contacto com pessoas mais idosas. NÃO LIGUEM PARA O CENTRO DE SAÚDE, HOSPITAL OU LINHA SNS 24, só porque têm tosse ou alguma febre. Liguem mesmo só em caso de emergência, nomeadamente com dificuldades de respiração. Como certamente compreendem eles estão um bocadinho ocupados. Para aqueles que vão dizer que falar é fácil e não é contigo, eu digo, “eu sei do que estou a falar”. O Ginásio é uma GRANDE FAMÍLIA, uma BOA FAMÍLIA, daquelas que em momentos de dificuldade se ajudam uns aos outros. Ao membro da nossa família dizemos: gostaríamos de estar contigo, de poder ajudar, estamos a rezar por ti e por todos nós. Sabemos que estás bem e vais ficar bem. Acreditem que é melhor ficar em casa, no nosso quarto, do que no quarto de hospital, apenas com um cadeirão. Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas. Vamos tentar responder a todas as mensagens. FIQUEM CALMOS, EM CASA E VIGILANTES. TODOS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES».