TOMAR – Convento de Cristo recebeu sessão de encerramento das Comemorações do...

TOMAR – Convento de Cristo recebeu sessão de encerramento das Comemorações do Ano Jacobeu do Caminho de Santiago

O Convento de Cristo, em Tomar, foi ‘palco’ para a realização da sessão de encerramento das Comemorações do Ano Jacobeu do Caminho de Santiago, que decorreu durante um ano em parceria do Município de Tomar com várias entidades, a exemplo do citado Monumento e ainda da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Junta de Freguesia de Asseiceira e Paróquia de Tomar, e outras direta ou indiretamente envolvidas. Maria da Luz Lopes, do Convento de Cristo, explicou a antiga utilização da sala, que foi cavalariça onde os peregrinos deixavam os cavalos e lembrou a importância do Turismo Religioso para a região de Tomar. Seguiu-se a leitura de um texto enviado por Arnaldo Rivotti (tradutor e peregrino) em virtude de não poder estar presente. Marta Marques, do Município de Tomar, fez uma breve retrospetiva das atividades realizadas:

19 novembro 2021 – Apresentação do livro “Nunca pares”, de Emanuel Mendes;
24 abril 2022 – “Plogging Challenge Portugal” Caminhada pelo Ambiente no Caminho de Santiago, Grou a Tomar;
05 maio 2022 – Apresentação do livro “Porque Caminhas?” e outros, de Luis Ferreira;
25 julho 2022 – Apresentação e explicação do novo “Guia do Peregrino” produzido e editado pelo Município.
Os presentes manifestaram no momento e nas redes sociais, ter sido um privilégio ouvir os testemunhos dos palestrantes, peregrinos frequentes do Caminho:
– o padre José Ricardo Cintra, pároco da Serra, Olalhas e Junceira;
– Luis Ferreira e Emanuel Mendes, autores de livros sobre a temática, que se deslocaram a Tomar para participarem no encerramento do evento.

Com espírito festivo, tal como se chega a Santiago, terminou-se com um bolo alusivo ao Caminho confecionado pelo Centro de Formação Profissional, após o que se realizou uma missa na igreja de Santa Maria do Olival, presidida pelo padre José Ricardo Cintra. www.cm-tomar.pt