Início LOCAL TOMAR – Conselho Municipal de Educação reuniu pela primeira vez neste mandato....

TOMAR – Conselho Municipal de Educação reuniu pela primeira vez neste mandato. Hugo Cristóvão elogiou «excecional papel da comunidade educativa na adaptação e combate à pandemia»

O Salão Nobre da Câmara de Tomar recebeu a primeira reunião deste mandato do Conselho Municipal de Educação (CMET). A sessão, presidida pelo vereador Hugo Cristóvão, responsável pelo pelouro em causa, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa, bem como com representantes da Divisão da Educação e Intervenção Social do município a par de várias entidades e instituições relacionadas com a área da educação e da comunidade educativa. Do encontro, refere uma nota de imprensa da autarquia, destacou-se a referência às atividades e projetos realizados no âmbito do PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo). Entre outras ações, foram salientadas, a manutenção de uma equipa multidisciplinar de apoio às escolas, o apetrechamento das escolas com equipamento informático (projetores) e acesso a manuais digitais (Escola Virtual), o apoio e incentivo ao desenvolvimento do plano cultural de escolas – artes e ainda a academia UBUNTU, para a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais».

Foram apresentados alguns dos dados subjacentes ao desenvolvimento da carta educativa, enquanto documento estratégico de desenvolvimento educativo do concelho para os próximos 10 anos, «tendo sido reforçada a necessidade do envolvimento e participação ativa de todos os agentes educativos na construção, delineação e elaboração deste documento que estará disponível, nos próximos meses, para conhecimento e recolha de contributos dos vários interlocutores locais», reforça o mesmo texto. Para além destas informações, foi feito o balanço respeitante ao ano letivo 2020/2021, por parte das várias entidades educativas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior e apresentados os dados referentes à Ação Social Escolar e ao Plano Municipal de Transportes 2021/2022. Foram, ainda, referidas as adaptações que as várias escolas realizaram tendo presente o contexto de pandemia, situação que obrigou a um esforço coletivo acrescido das várias entidades e agentes educativos.

O vereador da Educação sublinhou, em nome do município, «o excecional papel que, pessoal docente e não-docente, associações de pais, instituições de segurança e saúde, serviços municipais, e toda a comunidade educativa globalmente realizou nas permanentes necessidades de adaptação e combate à pandemia para que o processo de ensino-aprendizagem pudesse ainda assim decorrer com a maior normalidade possível».