Início LOCAL TOMAR – Comitiva tomarense segue viagem de regresso a ‘casa’. Tarás Kulyk,...

TOMAR – Comitiva tomarense segue viagem de regresso a ‘casa’. Tarás Kulyk, membro da comunidade ucraniana, agradece empenho: «Muito obrigado pela fantástica ajuda»

«Muito obrigado pela fantástica ajuda». Foi desta forma que Tarás Kulyk (à direita, na foto), membro da comunidade ucraniana que reside em Tomar, agradeceu a missão humanitária em curso por parte do Município nabantino, concelho de onde saiu uma comitiva de quatro pessoas no último Domingo com destino à Polónia para resgatar 50 refugiados da guerra na Ucrânia. A Hertz já voltou a fazer um ponto de situação em torno desta viagem, sendo que há poucos instantes o autocarro estava em Espanha. Ainda não está definido qual o horário de chegada a Tomar. Nunca é demais recordar: da cidade do Nabão partiram os motoristas António Cerejo e Pedro Almeida, assim como o bombeiro-sapador Marco Alves e o já citado Tarás Kulyk, de quem recolhemos um breve testemunho em plena viagem. E as suas palavras dizem tudo:

Tarás Kulyk está em Tomar há cerca de 20 anos mas tem parte da família na Ucrânia, casos da mãe, da irmã e da sogra, que «estão perto das bombas», lamentou. E por lá irão continuar, quer pela idade ou porque simplesmente não querem abandonar o país. Quanto à guerra, Tarás Kulyk disse-nos que nunca acreditou que tal pudesse ser possível:

Quanto aos seus 50 compatriotas que foram resgatados na Polónia, Tarás Kulyk disse que «estão bem», até porque já desde há alguns dias que contavam com ajuda da população polaca: