TOMAR – Comité Científico Português da TREF foi apresentado

TOMAR – Comité Científico Português da TREF foi apresentado

Reuniu hoje pela primeira vez o Comité Científico Português da TREF (Templars Route European Federation) que este ano está a ser presidida por Tomar.
Compõem o Comité Científico Português o presidente Dr. Ernesto Jana, o Dr. Joaquim Nunes (Templ’Anima), o Prof. Dr. António Carlos Godinho, o Prof. Dr. Miguel Gomes Martins (Universidade Nova de Lisboa), o Arq. Álvaro Barbosa (antigo Conservador do Convento de Cristo), a prof. Dr.ª Maria João Branco (Universidade Nova de Lisboa) e o Prof. Dr. Hermenegildo Fernandes (Universidade Clássica de Lisboa). O presidente do comité referiu ainda, a título póstumo, o Prof. Dr. Carlos Veloso que ainda esteve envolvido no projecto.
No dia em que faz cinco anos que a TREF foi criada, foram apresentados os principais objectivos do Comité Científico Português que assentam na pedra basilar do rigor histórico e científico do conhecimento sobre as terras templárias, nas vertentes pedagógica, turística e económica. Neste sentido, compete ao comité a certificação de conteúdos como o Percurso Templário de Tomar, apresentado hoje em conferência de imprensa após a reunião plenária. A brochura apresenta um percurso feito em 12 etapas com QR Codes para aceder a textos e vídeos.
Está em vista a criação de outros documentos que irão servir de ligação entre as terras templárias, como por exemplo um “passaporte” da rede templária, como guia de orientação para visitantes e onde os mesmos poderá carimbar a sua passagem pelas diversas localidades (à semelhança do que acontece com os peregrinos do Caminho de Santiago).
À semelhança das conferências organizadas pela TREF durante o seminário “A Ordem do Templo”, inserido na festa Templária, é também intenção da actual presidência promover uma conferência anual nos próximos dias 15 e 16 de outubro deste ano e a grande conferência internacional em outubro de 2022, que se realizará em Tomar.