Com uma manhã de Quartel Aberto, começaram no passado sábado, na Linhaceira, as cerimónias comemorativas dos 95 anos do Corpo de Bombeiros Municipais de Tomar. O ponto alto, com sessão solene na Praça da República, vai decorrer dia 4 de Março, a partir das 15 horas. Até lá, durante todos os sábados de Fevereiro, numa iniciativa inédita, a corporação vai ao encontro dos munícipes nalguns dos maiores centros populacionais do concelho.
O Quartel Aberto pretende ser um contacto dos Bombeiros com a população com vista à sensibilização para a prevenção de riscos e apresentação de medidas de auto-proteção. À semelhança do que aconteceu na Linhaceira, a iniciativa divide-se por três espaços: um dedicado ao socorrismo e saúde; outro de medidas de auto-proteção em casa, nomeadamente no que se refere a incêndios urbanos; e um terceiro sobre incêndios florestais, a sua prevenção e vigilância e o seu combate.
Depois de S. Pedro, esta iniciativa repetir-se-á, ainda, dia 18 no largo de Cem Soldos (união de freguesias da Madalena e Beselga) e dia 25 no largo da Serra (união de freguesias da Serra e Junceira), sempre das 10 às 13 horas.