‘O sonho comanda a vida’ e o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar também segue por esta ‘máxima’. Será já a 10 de Fevereiro, dia em que irá completar 49 anos de existência, que o CIRE irá inaugurar mais duas respostas sociais, sempre colocadas ao serviço da população, em especial daqueles que mais necessitam. Está em causa a creche, num investimento que rondou os 400 mil euros, com grande fatia (255 mil) a cargo, precisamente, daquela instituição nabantina. O restante foi obtido por financiamento. Esta estrutura terá capacidade para 33 crianças, com idade até aos três anos. Para além da creche, o CIRE irá ainda ‘apresentar’ a Residência Autónoma, uma resposta destinada a pessoas com incapacidade mas que ainda conseguem demonstrar alguma autonomia. Houve, aqui, um investimento de 148 mil euros, apoiados a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Em declarações à Hertz, Célia Bonet, presidente do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, não escondeu a satisfação pela concretização destes sonhos, começando por centrar atenções na Residência Autónoma:
Quanto à nova valência de creche, Célia Bonet aponta para uma lacuna evidente no concelho de Tomar, destacando que esteve em causa a recuperação de um espaço já com alguma degradação:
Célia Bonet não deixou de agradecer a todos quantos fizeram parte deste percurso, ou seja, a todos aqueles que ajudaram a ‘erguer’ duas obras tidas como fundamentais para o CIRE e para o concelho. Uma vez mais, à semelhança de tantas outras ocasiões, a solidariedade ‘falou’ mais alto:
Foto ilustrativa, CIRE/Tomar, Facebook