Os graves desacatos da madrugada deste Domingo prometem dar que falar. A redação da Hertz recebeu um email de alguém que relata aquilo que eventualmente se terá passado, falando mesmo em tentativa de homicídio. É solicitada ajuda a quem presenciou a situação para que denuncie o caso às autoridades. Eis o email, na íntegra:
«Na noite de sábado (dia 3.07) para domingo (dia 4.06), por volta da 1h da manhã, ocorreu em plena Praça da República uma TENTATIVA DE HOMICÍDIO por parte de um GRUPO de sujeitos contra um indivíduo.
Debaixo das arcadas do centro político tomarense, a Câmara Municipal, iniciou-se o desacato por motivos desconhecidos. Num ápice deu-se o início do linchamento, não apenas com murros e pontapés mas com arma branca e pelo menos uma facada (faca de cozinha) em frente a todos os presentes.
O agredido fugiu pela rua da Corredoura afora, tendo imediatamente um GRUPO (talvez dez elementos) encetado a sua perseguição, apanhando-o pouco depois do café Paraíso.
Aí prosseguiram o espancamento.
A rua ficou com um rasto de sangue.
Os potenciais homicidas desapareceram num ápice.
Se viu e consegue identificar quem neste ato cobarde participou, testemunhe. Não seja medroso.
Sendo criminoso o ato descrito é igualmente acusável a inércia sobre o sucedido, por parte da população, das autoridades e do poder político.
Vergonha, por nas ruas daquilo que designam por uma pacata pequena cidade, estarem a acontecer acontecimentos desta dimensão mórbida.
É imperativo que haja ação/mobilização contra quem julga poder cometer atos de ódio ficando impune.
Se viu o acontecimento TESTEMUNHE» – texto enviado por email
Foto: Nuno Madureira Miguel/Facebook