TOMAR – CHMT realiza rastreios gratuitos de Saúde na Feira de Santa...

TOMAR – CHMT realiza rastreios gratuitos de Saúde na Feira de Santa Iria

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo vai marcar presença no regresso da Feira de Santa Iria, realizada há quase 400 anos em honra da padroeira de Tomar, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. 

Como sem Saúde não há festa, uma equipa de profissionais do CHMT vai estar no Mercado Municipal da cidade, num espaço dedicado, durante cinco dias da festa, a realizar rastreios da glicémia e de controlo da tensão arterial à população e a todos visitantes desta tradicional celebração de Tomar.  

O atendimento será efetuado por ordem de chegada e é totalmente gratuito:

  •  No dia de abertura da Feira, sexta-feira, 14 de outubro, entre as 18h00 e as 20h00;
  • Nos dois sábados de festejos, (15 e 22 de outubro), das 09h00 às 20h00;
  • Nos dois domingos da celebração (16 e 23 de outubro), entre as 15h00 e as 20h00. 

O CHMT não quis deixar passar a oportunidade de sensibilizar a população para riscos de algumas doenças que se podem ter agudizado devido à pandemia por falta de rastreio, como a diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial. 

“A literacia em Saúde é uma prioridade na atividade assistencial desenvolvida pelo CHMT. Acreditamos que a informação pode salvar vidas e é por isso que não hesitamos em estar presentes, sempre que possível, em contextos de proximidade para poder transmitir importantes mensagens de saúde pública e oferecer rastreios que poderão significar deteção precoce de doenças, algumas delas graves, como a hipertensão ou a diabetes”, afirma Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT.

O responsável deixa uma palavra aos profissionais da instituição que se mobilizam sem hesitar para abraçar este desafio: “Levar a saúde para fora das quatro paredes das unidades Hospitalares do CHMT só é possível pela extraordinária disponibilidade e empenho incansável dos profissionais de saúde envolvidos, que elevam a saúde pública ao estatuto de missão.”