Início LOCAL TOMAR – Centro Escolar da Venda: a falta de alunos nalgumas turmas...

TOMAR – Centro Escolar da Venda: a falta de alunos nalgumas turmas leva a apontar outros caminhos e soluções!

É um dos melhores e mais bem apetrechados Centros Escolares e situa-se na Venda Nova mas, erradamente, foi-lhe dado o nome de Casais, que era então a freguesia. Uma mudança que terá que avançar junto da DREL! Mas adiante! O seu “raio de acção” seria, e é, as freguesias de Alviobeira e Além da Ribeira. Foi uma das “meninas dos olhos” do anterior autarca Jaime Lopes, e de verdade qualquer autarca gosta de ter um equipamento destes na sua terra. O Centro Escolar tem 8 salas de aulas; 4 salas para OTL; uma cozinha equipada modernamente com refeitório para 200 crianças; um mini pavilhão coberto de desporto e outro exterior descoberto – equipados com balneários; tabelas de Basquete, balizas. Mas com tudo isto falta-lhe o melhor e o essencial – ter mais alunos. Na cozinha que faz inveja a muito hotel ou restaurante a “comidinha” é confeccionada na hora, não há marmitas, empresas externas de servir refeições e tomaram muitos mas muitos alunos por exemplo de Lisboa ter estas condições. Não falando de algumas escolas de Tomar que ao que nos informam estão a necessitar de obras e a “rebentar pelas costuras” com tantos alunos!

Mas será que numa área tão vasta não há alunos que cheguem para fazer todas as turmas? Para o primeiro ano, terceiro e quarto, são mais ou menos suficientes, mas para o segundo ano é que não. O principal problema para o pré-escolar e primeiro ciclo é algum comodismo de alguns pais, que trabalham em Tomar e levam o menino para escolas de Tomar, e depois para actividades extra, que por vezes não são oferecidas em tão grande variedade como piscina. Mas o inverso também se verifica, pois as condições oferecidas a nível de jardim de infância são tão boas que muitos pais de Tomar aqui trazem as crianças, mas depois o problema é quando ingressam no 1º ciclo já ficam por Tomar. Porém Tomar tem algumas escolas sobrelotadas e não tem as condições que aqui são oferecidas. Depois a nível de ensino, uma coisa é turmas de 30 alunos outra é turmas de 10. Aqui há qualidade de ensino, maior dedicação, instalações novas e chegar à Venda Nova percorre-se em menos de 10 minutos da Alameda Um de Março a partir de Tomar. Certo que alguns pais já descobriram que a Venda Nova, não é ir ao centro da aldeia de Casais, é pertinho e bom caminho e oferece melhores condições. Daí percorrerem com gosto os poucos quilómetros que separam da cidade. A solução, pode passar ir buscar alunos a Tomar ou fazer ver que a poucos quilómetros há boa oferta e as escolas de Tomar deixarem de inscrever alunos com área de residência fora da cidade nas suas escolas.

João Luís Alves, presidente da Junta de Casais/Alviobeira, luta até mais não para que este moderno edifício não venha a fechar algumas das suas turmas ou comece a ficar esgotado por não ter alunos. Assim a Junta de Freguesia compromete-se a custear os manuais escolares para 2º, 3º e 4º anos a todos os que não tenham capacidade financeira e isso provem. Registe-se que no ano lectivo 2015-2016, o Centro escolar estava a meio da capacidade. Conseguiram-se 4 turmas e quatro professores (62 alunos) este ano ainda não se sabe, mas estão a ver que para o 2º ano não tem alunos que cheguem. No jardim de infância tem tido em funcionamento 2 salas com 20 alunos. Uma outra hipótese atendendo à distância a Tomar, pelo menos na parte “nova da Cidade” e mais populosa, que ronda os 6 Km, a junta compromete-se para os alunos que queiram vir de Tomar, a fazer uma parceria para custear o transporte escolar, bem como o pagamento da 1ª hora de ATL e compromete-se ainda a fornecer transporte aos terapeutas da fala e psicólogo à semelhança do que já aconteceu o ano transacto. Registe-se que apenas duas escolas no concelho tinham este complemento. Como as inscrições estão fechadas (15 Abril/15 Junho) mas as transferências de alunos podem ser feitas, aconselhamos os pais de alunos do 1º ciclo a transferir os seus alunos. Peçam transferência e vejam o que é qualidade de vida escolar, e uma junta que apela a isso e até se compromete ajudar. Se “Tomar cidade” não oferece essa qualidade, no mesmo agrupamento de escolas dos Templários e, a poucos quilómetros, temos o Centro escolar de Casais, o melhor centro escolar do agrupamento!

O preconceito de sair da cidade para vir à freguesia rural, tão comum numa cidade centralista e conservadora, aqui não se aplica. Em causa, dar o melhor aos nossos filhos mesmo que isso implique a sair mais uns poucos quilómetros para Norte e fora da periferia da cidade. António Freitas