A 7ª edição do Festival Por Estas Bandas chega a Cem Soldos, a 27 e 28 Abril, com um duelo entre duas das regiões mais criativas do país. Ao residente habitual – Médio Tejo – junta-se Coimbra, um pólo criativo de excelência que tem enriquecido o panorama musical nacional nos últimos anos. Em edições passadas, no mesmo formato, Cem Soldos recebeu no Por Estas Bandas projectos de Leiria (2015), Barcelos (2016) e Barreiro (2017),numa aposta na valorização da produção musical independente que acontece um pouco por todo o país.
De Coimbra chegam as primeiras confirmações. Os Birds Are Indie voltam a uma terra que bem conhecem depois de actuarem no BONS SONS em 2016. Desde então têm-se afirmado no panorama musical português e apresentam o novo single “Come into the Water”. Também de Coimbra vêem Raquel Ralha & Pedro Renato. A antiga vocalista de Wraygunn e Belle Chase Hotel estreia-se em Cem Soldos com Pedro Renato, num concerto que promete surpreender.
Já o Palco Médio Tejo vai contar com Os Zhéróis 2.1. Os Oureenses formaram-se em 2013 e estreiam-se na Aldeia Cultura depois de vencerem vários concursos de bandas da região. Também do Médio Tejo chega Siul Sotnas com “Destroços de uma bomba atómica” – álbum de estreia, dividido em dez actos, tocado na íntegra em Cem Soldos – e ainda os Coiote, projecto abrantino que propõe sonoridades rock sob influência. Para terminar a batalha, o DJ Rui Ferreira, da Lux Records (Coimbra) dará como terminada a
noite.
Para além dos concertos, Por Estas Bandas vão existir momentos de conversa com músicos, jornalistas e agentes musicais, para além de workshops técnicos com individualidades bem reconhecidos no panorama musical português e showcases que complementam o programa musical.