
No passado dia 11 de outubro de 2025, o Convento de Cristo, em Tomar, recebeu mais uma edição do Roteiro dos Castelos – Torneio de Arco e Besta Históricos, uma iniciativa sob a alçada da Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal (FABP) e organizada pela Associação Thomar Honoris. O torneio reuniu arqueiros e besteiros de várias regiões do país num cenário histórico único, unindo o património templário ao espírito desportivo e à recriação histórica. A prova destacou-se, uma vez mais, pela excelência organizativa, pelo rigor técnico e pela hospitalidade característica da cidade de Tomar. O presidente da Associação Thomar Honoris, Filipe Pires, salientou que “esta prova é uma das duas competições nacionais de arco organizadas pela Thomar Honoris, já marcada pela sua qualidade e diversidade, e reconhecida pela excelência organizativa a nível nacional”. Contudo, lamentou que “apesar da qualidade que Tomar tem vindo a demonstrar na organização de provas nacionais, continua a ser preterida a nível internacional, em parte porque modalidades consideradas ‘mais inferiores’ não recebem o devido reconhecimento institucional e mediático”.
Por sua vez, Eugénio Moura, responsável pela Academia de Arco e Besta Histórico da Thomar Honoris, destacou o “excelente desempenho de todos os atletas da casa”, sublinhando o “magnífico 3.º lugar por equipas, alcançado com grande esforço, dedicação e espírito de união”. Realçou ainda que “os resultados individuais demonstram claramente a qualidade e o compromisso dos nossos arqueiros e besteiros, tendo sido conquistados vários 1.º e 2.º lugares nas respetivas categorias”. Entre os resultados obtidos pelos atletas da Academia de Arco e Besta Histórico da Thomar Honoris, destacam-se:
Bestas
1.º Miguel Santos
2.º João Oliveira
5.º David Simões
Longbow
2.º Filipe Martins
4.º Pedro Gil
5.º Eugénio Moura
9.º Gonçalo Graça
11.º José Simões
12.º Norberto Graça
Longbow Infante
1.º Santiago Martins
Longbow Donzela
1.º Patrícia Graça
Longbow Mancebo
1.º Ana Sofia
HLB Dama
4.º Carla Paes
MTR Dama
6.º Helena Rodrigues
MTR Mancebo
2.º Eva Paes
Em nota de esclarecimento enviada para a Hertz, a Associação Thomar Honoris «agradece o apoio indispensável do Convento de Cristo e do Município de Tomar, bem como a presença e o empenho de todas as equipas participantes, cujo profissionalismo e espírito desportivo contribuíram decisivamente para o sucesso desta etapa. O Roteiro dos Castelos continua, assim, a afirmar-se como uma referência no panorama nacional das provas de arco e besta históricos, promovendo o desporto tradicional, a história viva e a valorização do património cultural português», reforça esse mesmo texto.












