Partir de uma tradição popular, transferindo a sua essência para a tradição musical erudita, constitui o espírito da realização anual do Concerto de Reis que a Canto-Firme, através do seu Coro Misto realiza, regularmente, faz em 2016 trinta anos. Sobre as participações no programa deste 30º concerto de Reis, para além do Coro Canto Firme há que registar a presença de uma orquestra de cordas (reforçada por antigos alunos) e de um coro de câmara juvenil, formações do Conservatório de Artes da Canto-Firme Associação de Cultura. Do repertório, no que diz respeito ao Coro Canto-Firme destaque-se uma sua primeira audição de um dos textos litúrgicos mais emblemáticos da época natalícia, Magnificat, na versão para coro, baixo contínuo e orquestra de cordas do compositor barroco Jonhann Pachelbell, que grande influência viria a ter no outro Joanhann, o Sebastian Bach. Esta parte coral sinfónica será completada com uma nova apresentação do Ave-Verum Corpus, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das obras mais vezes incluídas em anteriores programas do concerto de Reis.
Nas obras a capella, que o Coro Canto-Firme irá apresentar, valerá a pena destacar a presença de dois grandes compositores portugueses: O coimbrão Pedro de Cristo (séc.XVI-XVII) de quem se ouvirão vilancicos e motetos de natal e o tomarense Fernando Lopes-Graça de quem se apresentará, também numa primeria audição do coro, três harmonizações de canções de romaria à Senhora Stª Luzia (I; II e III) da Beira-Alta. O Coro Juvenil apresentará várias obras a capella destacando-se um vilancio ibérico e duas canções de natal norte americanas e, com acompanhamento instrumental, uma versão da canção tradicional portuguesa – “Nnatal d’ Elvas” , escrita propositadamente para este Coro Juvenil e tubas. Como já é hábito, o concerto terminará com uma nova versão, de autor “anónimo”, do Cantar dos Reis de Tomar, escrito para Coros, Orquestra e (sobretudo!) público.