A rede cultural Caminhos integra três roteiros de formação e animação cultural associados a elementos que unem a região do Médio Tejo e fortalecem a sua ligação ao mundo: as linhas férreas, o leito dos rios e as estradas. A dança dará movimento ao caminho do Ferro até 16 de abril, a música navegará no da Água entre 11 e 16 de julho e o teatro explorará o da Pedra entre 10 a 15 de outubro. Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo comissariada por Elisabete Paiva, Luís Ferreira e Ricardo Alves é também um ponto de encontro. O de grupos culturais locais com criativos regionais e nacionais em projetos comunitários, o da arte com os monumentos e espaços culturais nos percursos delineados e o do público com artistas nacionais e internacionais nos espetáculos. Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha são os treze concelhos onde estes Caminhos se querem percorridos com o ritmo próprio do Médio Tejo. Uma região com o compasso ideal para apreciar a viagem e a companhia, seja no dia-a-dia ou numa visita.
Workshop Trajectórias
Oficina de malabarismo e movimento que proporciona um primeiro contacto com os malabares e a sua técnica, para que o aluno usufrua de uma forma diferente de aprender e de se movimentar com um objeto, apreciando mais a prática que o resultado. Este é um espaço onde se desenvolve a paciência e a concentração, através do jogo. Assim, desenvolvem-se qualidades físicas, mentais, sociais, emocionais, estéticas e artísticas, fundamentais para um desenvolvimento integral e equilibrado do ser, contribuindo, ao mesmo tempo, para a criação de um público atento e crítico das artes em geral.
(por Erva Daninha | inscrições gratuitas: cultura@cm-tomar.pt)
Até dia a 16, 16h00:
Violant – percurso artístico
Visitas orientadas
(por Yola Pinto)
Dia 14, 18h30, Centro Histórico (partida no Café Paraíso):
Andar
Projeto de experimentação e de criação artística para a comunidade que reúne a coreografia e a poesia e que procura estabelecer uma relação de proximidade entre a criação, a comunidade, o território, e ainda, o trabalho poético de Ana Hatherly.
(por Aldara Bizarro)
Dia 15, 15h00, Praça da República:
Circo à Mostra
Solos de vários artistas de diferentes técnicas de circo contemporâneo.
(Erva Daninha)
Dia 16, 21h30, Praça da República:
Ricardo Ribeiro
Reconhecido fadista nacional, agraciado com dois prémios Amália, e distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique pela qualidade da sua interpretação artística. O seu mais recente álbum “Hoje é assim, amanhã não sei.” recebeu as melhores críticas.
+ informações
www.caminhos.mediotejo.pt
www.facebook.com/redeculturalcaminhos
Organização: Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Municípios de Tomar, Abrantes, Barquinha, Mação e Sardoal
Nota de redacção: em virtude de problemas técnicos não podemos, nesta altura, colocar a respectiva fotografia nesta notícia. Assim que possível iremos, então, ilustrar este texto.