TOMAR – Câmara reuniu com associações de estudantes. Recursos humanos, refeições escolares...

TOMAR – Câmara reuniu com associações de estudantes. Recursos humanos, refeições escolares e requalificação das escolas foram assuntos ‘em cima da mesa’

A Câmara de Tomar esteve reunida com as associações de estudantes das escolas Santa Maria do Olival e Jácome Ratton, entidades estas que, recorde-se, apresentaram recentemente um manifesto onde reivindicam mais e melhores condições para o dia-a-dia dos alunos, a exemplo de representação no Conselho Pedagógico, maior atenção à saúde mental dos estudantes, para além do reforço de recursos humanos nas escolas e ainda de situações ligadas às refeições escolares e às condições estruturais propriamente ditas dos estabelecimentos de ensino. A Hertz já fez um balanço deste encontro que, do lado da autarquia, contou com as presenças dos vereadores Hugo Cristóvão e Filipa Fernandes. Foi, precisamente, o vice-presidente do Município que olhou para os assuntos que estiveram ‘em cima da mesa’, desde logo aqueles relacionados com a intervenção da autarquia. Hugo Cristóvão, em declarações à Hertz, começou por abordar os recursos humanos, assegurando que a Câmara procura mesmo ter mais funcionários do que aqueles que são definidos pelo rácio do Ministério da Educação. Há, nesta altura, cerca de 200 trabalhadores do Município em contexto escolar:

Hugo Cristóvão admitiu, ainda, que há necessidades de reabilitar algumas escolas, dando como exemplos a EB Gualdim Pais e a secundária Santa Maria do Olival, num ‘bolo’ que deverá traduzir-se em seis milhões de investimento. Para já, no caso da Escola Básica, esse dinheiro está garantido através de financiamento, recordou:

Uma das questões levantadas pelos alunos tem a ver com as refeições escolares, sendo que o manifesto fala em insuficiências, quer na qualidade quer na quantidade. Hugo Cristóvão refere que os estudantes até reconhecem «melhorias» no decurso dos últimos tempos, desafiando a comunidade educativa a acompanhar de perto todo o serviço que é prestado para que a avaliação seja contínua:

Foto Município de Tomar/Facebook