Início LOCAL TOMAR – Câmara deve tomar posse da Estalagem de Santa Iria ainda...

TOMAR – Câmara deve tomar posse da Estalagem de Santa Iria ainda nesta semana… e espera que não haja vandalismo contra o edifício

A segurança em torno da recentemente encerrada Estalagem de Santa Iria está a preocupar a Câmara de Tomar. A ideia foi transmitida nesta segunda-feira, por ocasião de mais uma reunião do executivo, sendo que o alerta pertenceu à bancada do Partido Social-Democrata. Pela voz da vereadora Célia Bonet, foi referido que o vandalismo pode chegar à histórica estrutura, ainda para mais numa ilha de visibilidade reduzida para o exterior. Esta preocupação, refira-se, foi transmitida por ocasião do ponto de situação sobre o fecho da Estalagem. Tal como a Hertz tinha adiantado em tempo oportuno, os ex-concessionários tiveram três meses para encerrar a actividade, numa determinação da Câmara, mas ultrapassaram esse prazo e foi necessário que a autarquia mandasse cortar água, electricidade e o acesso do trânsito ao Jardim para que essa posição fosse cumprida. Está em causa um longo processo, com rendas em atraso desde sensivelmente 2009. Por isso, o Município tomou esta posição de força, confirmado pelo vice-presidente Hugo Cristóvão:

Tal, também, como a Hertz adiantou, a ideia passa por entregar a Estalagem a outro concessionário, com outro tipo de regras, e os sectores da restauração e o ramo hoteleiro aparecem como destinos a dar ao imóvel, sendo que para tal já está elaborado um caderno de encargos – aprovado em setembro do ano passado – pelo que agora resta esperar que a Câmara tome posse da Estalagem, o que deverá acontecer dentro dos próximos dias. Quanto à questão da segurança, Hugo Cristóvão mostrou-se, também, preocupado com o tema, não deixando de sublinhar que a autarquia tomará as medidas adequadas nesta fase para evitar eventuais actos de vandalismo.