Início LOCAL TOMAR – Câmara destaca «o papel fundamental do pessoal não docente»

TOMAR – Câmara destaca «o papel fundamental do pessoal não docente»

Depois do dia dedicado a professores e educadores, decorreu, na Biblioteca Municipal, a segunda jornada do encontro ‘Em Tomar a Aprender’, desta vez dirigida aos trabalhadores não docentes das escolas do concelho, como forma de marcar o início do ano letivo e dar as boas-vindas a este vasto conjunto de profissionais «que têm um papel determinante no futuro das crianças e jovens tomarenses», refere uma publicação da autarquia. A iniciativa foi do Município e do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários e com a Escola Profissional de Tomar. Tal como a anterior, também esta sessão começou com uma atuação do Ginásio Clube de Tomar, apesar de um pouco mais condicionada pelas dimensões do palco para dar azo à sua qualidade atlética e artística. Seguiram-se as boas-vindas, dadas pelo vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóvão; pela diretora do Centro de Formação, Agripina Carriço Vieira; pela diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Celeste Sousa; e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo. Para além de algumas questões mais práticas, por parte do vereador, uma vez que os funcionários são profissionais do Município, a tónica geral das intervenções foi no sentido de sublinhar «a importância dos mesmos enquanto agentes da comunidade educativa presentes na primeira linha da atenção às crianças e jovens. E se a intenção era fornecer energia positiva a todos para a concretização de um excelente ano letivo, então nada melhor do que falar de coisas sérias por entre gargalhadas, que foi o que fez Jorge Serafim, o convidado do encontro, cuja boa disposição e jeito muito próprio de contar histórias contagiaram todos os presentes», adiantou o mesmo texto. Depois do almoço, servido no refeitório da Escola Jácome Ratton, a tarde continuou em modo descontraído com os participantes a integrarem as atividades idealizadas para o efeito pela Corda Bamba.