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TOMAR – Câmara declara “guerra” contra publicidade selvagem e proíbe “outdoors”. Município já teve de pagar prejuízos causados por uma dessas estruturas… que estava ilegal

A Câmara de Tomar deu um “murro na mesa” contra a colocação «selvagem» de publicidade na cidade e avançou para a proibição de outdoors (suporte constituído por moldura e respetiva estrutura, fixada diretamente no solo ou em parede) com conteúdo publicitário comercial em toda a Área de Reabilitação Urbana. Por outro lado, a autarquia deixa de imprimir cartazes das suas atividades ou de iniciativas de entidades locais, nomeadamente das associações. «A medida tem como objetivo reduzir significativamente custos financeiros e ambientais, mas também, e principalmente, a poluição visual na cidade», justificou o Município numa nota de imprensa. Esta medida já é mesmo notícia à escala nacional, sendo que Tomar aparece, desta forma, citado como bom exemplo nas práticas ambientais. Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, explicou as razões pelas quais o Município avançou para esta proibição, lamentando que algumas empresas trabalhem de forma «selvagem», obrigando a autarquia ao jogo do “gato e do rato”. Aliás, conforme adiantou o próprio vereador, em tempos a Câmara já teve de pagar os prejuízos causados pela queda de um outdoor em cima de uma vedação privada, outdoor esse que – como todos os outros – estava ilegal: