Início LOCAL TOMAR – Câmara avança para a desratização e desbaratização nas escolas do...

TOMAR – Câmara avança para a desratização e desbaratização nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Tomar, em parceria com a Anticimex, empresa especialista no controlo preventivo de pragas, irá dar início, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a uma campanha de desratização e desbaratização nas escolas do município, e a partir do dia 14 até 17 de fevereiro em arruamentos e outros edifícios públicos, entre os quais, mercado municipal, estádio municipal e complexos desportivos. «Estas ações de desinfestação do município decorrem ao longo de todo o ano, visando assegurar e melhorar as condições de higiene e saúde dos munícipes e visitantes», justifica a autarquia em comunicado.

“No Município de Tomar, trabalhamos para garantir a qualidade de vida dos nossos munícipes e acreditamos que o controlo preventivo de pragas, com uma atuação continuada e uma equipa técnica especializada, torna-se essencial de modo que sejam minimizados os impactos negativos das mesmas”, assegura Hugo Cristóvão, Vereador da Câmara Municipal de Tomar. “Esta preocupação do Município, com peso no erário público, deve ser partilhada com os cidadãos, nomeadamente através adoção de comportamentos individuais preventivos como, por exemplo, a deposição dos resíduos domésticos nos locais corretos e de forma salubre. A proliferação de pragas como os blatídeos (baratas) ou os murídeos (ratos) é particularmente profícua em zonas onde se verifica a acumulação de resíduos, em especial resíduos alimentares e no saneamento”, acrescenta o responsável. A autarquia recorda que, após o tratamento, é normal que surja o aparecimento de algumas pragas em meio urbano, consequência da intervenção realizada. Aconselha ainda a desinfestação de imóveis, a proprietários de espaços comerciais, moradias e responsáveis por empresas de condomínios, nos mesmos períodos, de modo a melhorar a eficácia dos tratamentos, tanto nas zonas privadas como nas públicas. Ressalta também para a importância de se manter certos cuidados individuais, como não deixar alimentos e outros resíduos nos espaços públicos, de modo a evitar a proliferação de pragas na região.

Joana Mateus, Diretora Técnica da Anticimex Portugal, salienta “estamos conscientes da importância do controlo de pragas nos Municípios. Nenhum cidadão deve sofrer problemas de saúde, desconforto ou danos materiais devido a pragas. As cidades não param de crescer e a preocupação com o futuro das mesmas não se deve apenas ao aumento da população, mas também ao impacto que isso causa no meio ambiente. Com o objetivo claro de contribuir para melhorar o bem-estar da nossa sociedade, a nossa missão é oferecer espaços livres de pragas, saudáveis, seguros e com o mínimo impacto ambiental. Para isso, temos vindo a apostar em serviços focados na prevenção, inovação e sustentabilidade”.

Sobre a Anticimex:
A Anticimex, fundada na Suécia em 1934, é uma empresa especializada em Controlo de Pragas, Desinfeção de Espaços, Serviços de Higiene e Segurança Alimentar, para particulares e empresas. A operar em Portugal, desde 2013, é a única empresa de Controlo de Pragas a atuar em todas as regiões do território nacional. Conta com uma vasta experiência nas áreas de controlo de pragas, segurança alimentar (HACCP), produtos de higiene e desentupimentos e possui certificações ao nível de requisitos e competências de serviços de gestão de pragas (CEPA) e certificações nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Saiba mais em: https://www.anticimex.com/pt-pt/