LOCAL

TOMAR – Câmara auxilia freguesias com cerca de dois milhões e duzentos mil euros: «Não haverá, no país, muitos municípios que transfiram uma verba tão elevada»

A Câmara de Tomar vai transferir cerca de um milhão e duzentos mil euros para as suas onze freguesias durante este ano de 2025, no âmbito dos designados contratos interadministrativos, um número que fica reforçado se se tiver em consideração o milhão de euros no âmbito da delegação de competências. Ou seja, está em causa um ‘bolo’ de dois milhões e duzentos mil euros. Em recente publicação, a autarquia refere que os montantes são proporcionais à dimensão de cada território, número de habitantes e ainda de «um conjunto de outros critérios». Hugo Cristóvão, presidente da Câmara de Tomar, em declarações à Hertz, adiantou mais pormenores a este conjunto de apoios, desde logo na delegação de competências:

Quanto ao montante relativo aos contratos interadministrativos, Hugo Cristóvão aponta para a execução de vários trabalhos, como a pavimentação de vias, construção de valetas, entre outras obras:

Sem surpresa, a Junta de São João Batista e Santa Maria dos Olivais recebe a maior ‘fatia’ deste ‘bolo, com 570 mil euros, seguindo-se a Madalena e Beselga, com 270 mil. São Pedro aparece no terceiro lugar deste mapa de atribuição de verbas, com 197 mil euros, seguindo-se Casais e Alviobeira, com 191 mil. A união de freguesias da Serra e Junceira recebe 186 mil enquanto que para a Asseiceira serão transferidos 167 mil. Paialvo terá direito a 160 mil euros; Olalhas recebe 137 mil, assim como Além da Ribeira e Pedreira. Já a Sabacheira ‘fica-se’ pelos 98 mil euros, ao passo que Carregueiros é a freguesia que irá receber menos apoio financeiro, num total de 81 mil. Perante este quadro, Hugo Cristóvão não teve dúvidas em afimar que «não haverá municípios que transfiram uma verba tão elevada para as freguesias como acontece em Tomar»: