TOMAR – Câmara aumenta valor-base para a requalificação do Caminho Municipal 1119… e obra da Ponte de Vermoeiros tem início «por dias»

A Câmara de Tomar lançou novo procedimento para garantir que irá encontrar empreiteiros dispostos a assumir a obra de requalificação do Caminho Municipal 1119, na freguesia de São Pedro. Recorde-se que, num primeiro concurso, houve, de facto, empresas que ‘se chegaram à frente’ mas com valores superiores ao registo-base, que apontava para os 760 mil euros. Desta feita, o Município entendeu por bem colocar a fasquia no milhão de euros, pelo que, em declarações à Hertz, Hugo Cristóvão, presidente da Câmara, disse estar confiante de que irão surgir interessados para executar uma obra que, recordou, é desígnio da população local há mais de duas décadas:

Ainda por São Pedro, outra das reivindicações da população passa pela requalificação da conhecida como Ponte de Vermoeiros, fechada à circulação rodoviária há vários anos. Este dossier está mais adiantado, disse-nos Hugo Cristóvão, apontando o arranque da intervenção para os próximos dias:
Recorde-se que está em causa a requalificação de vias e reabilitação urbana, processos para os quais a Câmara de Tomar contratou um empréstimo bancário na ordem dos três milhões e cem mil euros. Para além das mencionadas intervenções, dessa lista – projetada para este ano de 2025 – estão a Estrada 533 (São Pedro) e a Estrada Nacional 358 (Quinta do Falcão), assim como a Estrada Municipal 530-3, entre a Nacional 110 (Calçadas e Aboboreiras); o Caminho Municipal 1096, precisamente o troço entre a Estrada Municipal 526 e a localidade de Soianda, para além do Caminho Municipal 1108, entre Bodegão e Sesmarias. Em curso, as obras na rua José Tamagnini. Já finalizada está a intervenção na rua Miguel Ferreira. Hugo Cristóvão abordou este conjunto de investimentos, advertindo que estão em causa processos complexos e recordou que o próprio visto do Tribunal de Contas demorou quase um ano;