A Biblioteca Municipal de Tomar vai celebrar o Dia da Poesia, a 21 de Março, com o lançamento de um livro e poemas nas árvores do seu jardim. Para as 18 horas desse dia está prevista a sessão de lançamento do novo livro de Virgílio Saraiva, uma obra de poesia intitulada “Nas asas de uma borboleta”, e que será apresentada por Nuno Garcia Lopes.
Nascido em Tomar em 1960, Virgílio Saraiva foi sócio fundador da Associação de Jovens Escritores Portugueses, nos anos oitenta. Publicou anteriormente os livros “Folhas Secas” (poesia, 1985), “A Onze de Setembro” (romance, 2007) e “Em Nome do Pai, do Filho e…” (romance, 2008), para além da participação em várias coletâneas. Mas a poesia chega às imediações da Biblioteca, mais concretamente ao seu frondoso jardim, logo pela manhã. Sendo este também o Dia Mundial da Árvore, das plantas vão nascer poemas, e todos podem participar nessa sementeira poética.
Como qualquer um de nós pode também ser jardineiro de palavras, a Biblioteca convida todos os utentes e demais tomarenses a fazerem-lhe chegar os seus poemas, em suportes que possam ser expostos nas árvores, devendo entregá-los na receção até ao final do dia 17 de Março. No dia 21, todos serão expostos no jardim. Para além disso, a Biblioteca vai também proceder à distribuição de poemas aos cidadãos, nas ruas da cidade.