A Biblioteca Municipal de Tomar vai abrir portas à comunidade no próximo mês de novembro, a propósito da comemoração do 18º aniversário em edifício criado de raiz. A ocasião servirá também para homenagear António Cartaxo da Fonseca, patrono daquela casa que enriqueceu com a doação de mais de cinquenta mil livros, muitos dos quais preciosidades da vida literária portuguesa.
A comemoração dos 18 anos pretende celebrar a dinâmica de um lugar que é ponto de encontro entre gerações, entre expressões artísticas, entre formas de ler o mundo. Centrada no dia 16, a iniciativa prolongar-se-á ao longo de todo o mês, com uma exposição alusiva, um concurso de fotografia, sessões de contos com convidados, apresentações de livros, poesia, música, teatro, palestras, enfim, tudo aquilo que é apanágio da Biblioteca concentrado em trinta dias de intensa animação. O escritor José Luís Peixoto e o sexólogo Quintino Aires são duas das figuras mais conhecidas que irão passar pela Biblioteca de Tomar ao longo do próximo mês.
O vasto programa que assinala a efeméride começa com um convite à participação no concurso fotográfico “Livros e fotografia”, aberto até final do mês. No dia 2, segunda-feira, pelas 10h30, abordar-se-á a “Dieta Mediterrânica: um cardápio de saúde” com palestra por Lurdes Leon, médica de Saúde Pública, e um workshop alusivo dinamizado pelos alunos de Restauração da Escola Profissional de Tomar, sob orientação da professora Cristina Basílio.
Dia 4, quarta-feira, também pelas 10h30, decorre a primeira de várias sessões de contos a decorrerem ao longo do mês com convidados oriundos de áreas diversas, neste caso Carlos Carvalheiro, Cátia Pouseiro e Filipa Fernandes. Na sexta-feira, dia 6, às 14h30, é a vez de um momento musical com Isaías Pires e Cristiano Duarte, alunos da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Dia 9 é sábado, e à Grande, com “Histórias e colcheias”, contos com melodia protagonizados por Ricardo Rebelo, às 11 horas. As atividades prolongam-se até final do mês, com destaque para o dia 16 de novembro, em que haverá quadros vivos, contos com personalidades convidadas, teatro, música, clube de leitura e homenagem ao patrono e insigne bibliófilo António Cartaxo da Fonseca.