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TOMAR – Auditoria da Inspecção Geral de Finanças refere desequilíbrio da situação financeira do Município

Já foi divulgado o relatório da auditoria da IGF – Inspecção Geral das Finanças às contas do Município de Tomar no período 2009-2013, no âmbito do projeto “Controlo do endividamento e da situação financeira da Administração Local Autárquica”. Numa nota enviada à Hertz, os serviços de comunicação da Câmara nabantina referem-se a uma «análise bastante incisiva, considerando em síntese que a situação financeira herdada pelo actual executivo camarário é desequilibrada», sublinha esse mesmo texto.
Segundo o documento, nas contas do passivo exigível de curto prazo «não foram consideradas facturas emitidas antes de 2012, no valor de pelo menos 969 mil euros e verifica-se que houve contabilização incorrecta, ou seja, em contas inadequadas, de facturas cujo montante ascende a 413.586,10 €». Refere-se ainda o documento «a omissões, fragilidades e incorrecções ao nível do exigível e atempado reconhecimento contabilístico, como sendo prática reiterada e corrente do Município já detetada pela IGF desde 2007».
No mesmo comunicado, é referido que «o relatório da auditoria dá ainda conta de elevado empolamento dos valores de receita em orçamento face à execução e da violação sistemática do princípio de execução orçamental. Em relação à dívida à ADSE, considera a IGF que houve má contabilização de 2.334.664,39 €.
O documento pode ser consultado no site do Município em http://www.cm-tomar.pt/images/CMT/municipio/documentos/portal_transparencia/PROJ_REL_TOMAR.pdf